Governador João Doria recomenda o uso de máscara em São Paulo

Cidades do interior do estado, porém adotam a obrigatoriedade

São Paulo

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quinta-feira (23) que vai publicar um decreto nesta sexta recomendando à população usar máscaras se for necessário sair de casa. A prefeitura da capital já havia adotado a mesma medida no dia 16, assim como outras cidades do estado.

Em Guarulhos será obrigatório usar máscara no transporte coletivo a partir da próxima segunda-feira (27)
Em Guarulhos será obrigatório usar máscara no transporte coletivo a partir da próxima segunda-feira (27) - Ronny Santos/Folhapress

Segundo o governador, a norma não invalida a necessidade de manutenção do isolamento social durante a quarentena.

Alguns municípios, porém, adotaram a obrigatoriedade de usar a máscara em transportes coletivos e estabelecimentos de serviços essenciais , como forma de diminuir a proliferação da Covid-19. É o caso de Guarulhos e de outras 13 cidades.

Em Guarulhos, a obrigatoriedade começa na próxima segunda-feira (27), mas muitas pessoas já circulam pela cidade usando o equipamento de proteção. Entretanto, ainda é grande a parcela da população que não toma a precaução, colocando-se em risco.

No centro da cidade, na tarde desta quinta-feira (23), a reportagem verificou ainda que pessoas sem máscara continuam não guardando distância das demais nas rodas de conversa, nos pontos de ônibus e dentro dos coletivos.

A mesma situação é verificada nas outras cidades. Mas duas delas, pelo menos, passaram a multar os que não seguirem a determinação. Em Ribeirão Preto, a sanção é de R$ 55,22, enquanto que em Tietê o valor é de R$ 270.

Uso de máscaras em São Paulo

OBRIGAÇÃO

Guarulhos
Campinas
Guaratinguetá
Praia Grande
Porto Feliz
Tremembé
São José do Rio Pardo
Pedreira
Hortolândia
Tietê
Campos do Jordão
Bauru
Marília
Espírito Santo do Pinhal


RECOMENDAÇÃO

São Paulo
São José dos Campos
Piracicaba
Presidente Prudente
Pinhalzinho

Em Guarulhos, favoráveis e contra dividem o mesmo espaço

Keli Izidoro (à esq.), com a mãe, Inês, e a filha, Kemily, protegidas com máscaras no centro de Guarulhos; ela diz estar preocupada com o avanço da Covid-19
Keli Izidoro (à esq.), com a mãe, Inês, e a filha, Kemily, protegidas com máscaras no centro de Guarulhos; ela diz estar preocupada com o avanço da Covid-19 - Ronny Santos/ Folhapress

Nesta época de pandemia, enquanto muitas pessoas seguem à risca a quarentena, usam a máscara quando saem à rua e evitam aglomerações, outros se mostram mais alheios às determinações do governo e continuam suas vidas como se nada acontecesse.

No primeiro caso, a ajudante de limpeza Keli Izidoro, 25 anos, diz estar preocupada com a Covid-19 e sempre que pode fica em casa. Quando precisa sair, como nesta quinta (23), ela usa a máscara, assim como a sua mãe, Inês Izidoro Mariano, 58, e a filha Kemily, 2.

"Eu concordo com a obrigatoriedade do uso da máscara. Principalmente, no coletivo, em que muita gente não está usando. E você não vê as pessoas higienizando as mãos com álcool em gel."

A contadora Alexandra Feitosa da Silva, 39 anos, não estava usando a máscara após sair de uma agência bancária. Ela afirmou que a havia tirado por causa do calor, com o sol forte, mas que voltaria a colocá-la. "As pessoas não seguem as normas. Só vão seguir se tiver multas, como em outras cidades", fala.

Já o corretor de imóveis Flávio Sebastião Perrela, 54 anos, é contrário ao uso da máscara de proteção. "Isso é só uma manobra política. Não aceito usar nem concordo com a multa", diz.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.