Ministério da Saúde vai ligar para 125 milhões em busca de casos de coronavírus

Robô vai perguntar nome e a cidade da pessoa e se ela tem sintomas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Ministério da Saúde fará ligações telefônicas para monitorar, à distância, a saúde da população em meio à pandemia do novo coronavírus. A iniciativa é uma forma de identificar pessoas que pertencem ao grupo de risco e as que tenham sintomas da Covid-19 por meio de ligações automáticas e aleatórias e encontrar possíveis casos da doença. A previsão é que sejam feitas ligações para 125 milhões de pessoas em todo o país.

Segundo o ministério, as ligações serão feitas por um robô que vai perguntar o nome, a cidade onde mora, com quem ela compartilha a moradia, se faz parte do grupo de risco e se tem sintomas da Covid-19. A iniciativa, segundo o ministério, permitirá a busca ativa para identificar antecipadamente pessoas vulneráveis, com sinais e sintomas de infecção por coronavírus.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, explica que as ligações automáticas serão para identificar novos casos de contágio do coronavírus
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, explica que as ligações automáticas serão para identificar novos casos de contágio do coronavírus - José Cruz - 26.fev.20/Agência Brasil/AFP

“É como se fosse uma consulta, por meio de uma voz artificial, que vai fazer uma triagem. Vai fazer algumas perguntas para saber se pode te acompanhar. É um sistema de inteligência artificial que irá nos ajudar muito”, explicou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em entrevista coletiva.

Para que as pessoas tenham certeza que a chamada é do Ministério da Saúde, e não um golpe ou um trote, o número 136 aparecerá no identificador de chamada do telefone, o mesmo número do Disque Saúde.

Segundo o ministério, a ação também permitirá o monitoramento à distância das pessoas em isolamento domiciliar, e o acompanhamento do estado de saúde durante todo o período. “Caso a pessoa apresente piora dos sintomas, será orientada por um profissional de saúde a procurar um posto de saúde ou hospital de referência”, diz o ministério, por meio de nota.

Agora Nas Ruas - Monitoramento Telesus
Fonte: Ministério da Saúde - Arte Agora

Aplicativo

Outra ferramenta que o Ministério da Saúde está usando para monitorar os casos de Covid-19 é o aplicativo Coronavírus SUS, que agora vai enviar mensagens e alertas aos celulares e tablets, mesmo com aplicativo fechado ou não sendo utilizado naquele momento. O aplicativo está disponível nas lojas virtuais do governo federal das plataformas digitais.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.