São Mateus tem maior percentual de pessoas que rompem o isolamento e ficam pelo próprio bairro

No Brooklin Novo e no IbIrapuera, maioria das pessoas que circulam é formada por moradores de outros distritos da capital

São Paulo

São Mateus, na zona lesta da capital paulista, é o distrito da cidade com o maior percentual de pessoas que rompem o isolamento social e ficam pelo próprio bairro. Segundo dados do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), 60,49% das pessoas que circulam pela região durante esta quarentena moram nas redondezas.

Isso mostra que, embora não sigam as recomendações de ficar em casa, a maior parte dos moradores não saiu do bairro. De acordo com o critério do estudo desenvolvido pelo IPT, quem se afasta mais do que 200 metros do local de pernoite já é considerado como não participante do isolamento social.

Clientes fazem fila na porta da agência bancária, no bairro de São Mateus, em 25 de março, após o início da quarentena no estado de SP. - Havolene Valinhos/Folhapress

O levantamento é realizado com base nos dados de monitoramento dos aparelhos celulares e as informações são fornecidas pelas operadoras de telefonia.

Já o Brooklin Novo e o Ibirapuera, ambos na zona sul, são os bairros com a maior taxa de visitantes. No Brooklin Novo, 99,93% das pessoas que não aderiram ao isolamento social e circulam pelo distrito são moradores de outras localidades. No caso do Ibirapuera, esse índice é de 99,75%.

Esses números são maiores do que os da região central da cidade. No centro da capital paulista, entre as pessoas que romperam o isolamento social, 82,06% são de outros bairros. A Barra Funda conta com 73,73% de circulação de moradores de outros bairros. No distrito próximo à avenida Paulista o valor também é mais baixo. Bela Vista tem 58,1% de visitantes.

A taxa de distanciamento social em todo o estado de São Paulo é de 48%, segundo o governo paulista, gestão João Doria (PSDB). Os dados são referentes a esta quinta-feira (23). No momento, o monitoramento é realizado nas 104 cidades com populações maiores de 70 mil habitantes.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.