Igrejas limitam número de fiéis para retomar cultos na capital paulista

Decreto autoriza templos a realizar cerimônias, desde que respeitem determinações do Ministério da Saúde

São Paulo

Igrejas evangélicas estão limitando o acesso de fiéis aos templos, para a realização de cultos na capital paulista, por causa da pandemia do novo coronavírus. Uma delas organiza ao menos oito celebrações, neste domingo (17), em unidades nas zonas sul e leste da cidade. Outras congregações realizam missas e cultos somente pela internet.

Segundo o artigo 55 do decreto municipal 59.349, de 14 de abril deste ano, estão liberadas em São Paulo atividades religiosas de qualquer natureza, obedecidas as determinações do Ministério da Saúde, como uso de máscaras e distanciamento entre as pessoas.

Em suas redes sociais, o apóstolo Anderson Camargo convoca os fiéis da Igreja Unidos em Uma Só Fé para que participem do evento Santa Ceia do Senhor, que irá ocorrer em quatro templos dna zona sul, e em um na zona leste da cidade -- pela manhã e no início da noite.

Programação de cultos exposta na entrada da igreja no Jardim São Luís, na zona sul de São Paulo - Rivaldo Gomes/Folhapress

A igreja confirmou ao Agora que fiéis poderão participar presencialmente dos cultos, sendo permitido, no entanto, limite de 30% da capacidade de público de cada prédio. Quem ingressar em um templo também precisará usar máscara e manter distância mínima de um metro e meio de outras pessoas.

A igreja acrescentou que será disponibilizado álcool em gel, para a realização de assepsia nas mãos, antes de se ingressar no culto.

Será vedada a entrada nas celebrações, ainda de acordo com a igreja, de pessoas acima de 55 anos, com problemas de saúde, com algum sintoma semelhante ao da Covid-19 e que conviva com alguém que testou positivo para o novo coronavírus.

Para este perfil de público, foram distribuídos "kits higienizados" (com suco de uva e um pedaço de pão) para que participem dos cultos, acompanhando-os pela internet.

A Igreja Universal do Reino de Deus também afirmou realizar cultos, em regiões em que há autorização. Em São Paulo, a igreja estipula limite de público por culto, controlando a entrada, onde também é disponibilizado álcool em gel.

"Se necessário, amplia-se a quantidade de reuniões para atender a todos que procuram a igreja", diz trecho de nota.

Celebrações feitas pela internet

A Arquidiocese de São Paulo decidiu cancelar celebrações presenciais, transmitindo-as aos seus fiéis católicos por meio de lives na internet.

Desde 22 de março, a missas presenciais foram suspensas pelas lideranças católicas na capital paulista, em cumprimento à quarentena, decretada pelo governo estadual dois dias depois.

Cardeal Odilo Pedro Scherer, em Vigília Pascal, transmitida pela internet - Luciney Martins/Arquidiocese de SP

O arcebispo metropolitano, cardeal Odilo Pedro Scherer, preside diariamente pela internet, às 7h, uma missa, que é transmitida aos fiéis pelo Facebook.

A Igreja Deus é Amor também suspendeu seus cultos, presencialmente, e oferece aos seus seguidores uma programação diária, exclusivamente via rádio, às 5h, 10h, 16h e 23h.

Da mesma forma, a Assembleia de Deus transmite cultos três vezes por semana, ao vivo pelo Youtube. Ela suspendeu as celebrações presenciais em 29 de março.

Serviço

As missas transmitidas pela Arquidiocese começam às 7h, diariamente. Para assistir clique aqui.

Os Cultos no Lar, feitos via rádio pela igreja Deus é Amor podem ser ouvidos todos os dias, no site da igreja ou pelo aplicativo, às 5h, 10h, 16h e 23h.

Os cultos da Assembleia de Deus são transmitidos ao vivo pelo Youtube àos domingos (18h30), terças-feiras (19h30) e quintas-feiras (19h30).

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.