Motorista tem dificuldade para solicitar a isenção de rodízio em São Paulo

Na parte da manhã desta terça (12), site da prefeitura para cadastro estava fora do ar e, à tarde, apresentava oscilações

Fábio Munhoz
São Paulo

Motoristas com direito a isenção ao rodízio de veículos implantado na capital, na segunda-feira (11), estão com dificuldades para solicitar o benefício. Instabilidades no site SP156 para cadastro e falta de resposta no atendimento por email ou telefone estão entre as queixas.

Totem de rua orienta motoristas quanto aos dias do rodizio de veículos na av. Bernardino de Campos, esquina com Viaduto Santa Generosa, no Paraíso (zona sul)
Totem de rua orienta motoristas quanto aos dias do rodizio de veículos na av. Bernardino de Campos, esquina com Viaduto Santa Generosa, no Paraíso (zona sul) - Eduardo Knapp/Folhapress

Segundo a prefeitura, gestão Bruno Covas (PSDB), 25,4 mil requerimentos de isenção foram feitos nos dois primeiros dias.

Têm direito à isenção trabalhadores de áreas consideradas essenciais, como os da saúde, imprensa e abastecimento, bombeiros, policiais, entre outros.

O novo rodízio estabelece que os carros com placas final ímpar só podem circular em dias ímpares e vice-versa. A restrição também é válida aos sábados, domingos e feriados. A medida visa diminuir o número de pessoas em circulação na cidade. A multa para quem descumprir a determinação é de R$ 130,16.

O Agora testou várias vezes o serviço nesta terça. Pela manhã, o site estava fora do ar. No início da tarde, a página funcionava, mas com lentidão. A tentativa só foi bem-sucedida por volta de 15h.

A psicóloga Ariane Fernanda Gomes, 29, não conseguiu a liberação. Segundo ela, as solicitações foram rejeitadas por erro no sistema. "Aparece a informação de que o CPF já está cadastrado e que teria que entrar em contato com o 156 [telefone] para atualizar."

Ariane diz ter ligado para o 156, mas seu problema não foi solucionado. "Estão despreparados."
Ela afirma que já mandou quatro emails para a prefeitura, mas a situação segue do mesmo jeito.

A enfermeira Eliane Raquel Omori, 38, que trabalha na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em um hospital particular na zona sul, também não conseguiu a isenção. Está tentando conseguir a isenção. Ela diz que já mandou mais de seis e-mails e não teve resposta. Também não conseguiu fazer o cadastro automático.

No caso da enfermeira, a orientação da prefeitura é para que o cadastro seja feito pelo empregador. Pessoas físicas só podem apresentar requerimento caso sejam profissionais. Porém, ela deveria ter recebido uma resposta de que o pedido foi recebido.

RODÍZIO | Como solicitar isenção


Acesse o site https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/

– Clique na opção "Trânsito e Transporte"

– Selecione "Rodízio de Veículos (coronavírus) - Cadastrar veículos para isenção durante a pandemia

– Faça o login com CPF/CNPJ ou e-mail e senha

– Preencha os dados solicitados

– Faça o download da planilha com as informações sobre o veículo, o proprietário e o local de trabalho

– Anexe a planilha preenchida


E-mail

– Também é possível fazer a solicitação pelo e-mail isencao.covid19@prefeitura.sp.gov.br

Quem pode solicitar a isenção

– Trabalhadores de áreas consideradas essenciais, como os da saúde, imprensa e abastecimento, taxistas, bombeiros, policiais, entre outros.


Como deve ser feita a solicitação

– O cadastro deve ser feito pelo empregador. Pessoas físicas só podem apresentar requerimento caso sejam profissionais autônomos.

Fonte: Prefeitura de São Paulo

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.