Motoristas com direito a isenção ao rodízio de veículos implantado na capital, na segunda-feira (11), estão com dificuldades para solicitar o benefício. Instabilidades no site SP156 para cadastro e falta de resposta no atendimento por email ou telefone estão entre as queixas.
Segundo a prefeitura, gestão Bruno Covas (PSDB), 25,4 mil requerimentos de isenção foram feitos nos dois primeiros dias.
Têm direito à isenção trabalhadores de áreas consideradas essenciais, como os da saúde, imprensa e abastecimento, bombeiros, policiais, entre outros.
O novo rodízio estabelece que os carros com placas final ímpar só podem circular em dias ímpares e vice-versa. A restrição também é válida aos sábados, domingos e feriados. A medida visa diminuir o número de pessoas em circulação na cidade. A multa para quem descumprir a determinação é de R$ 130,16.
O Agora testou várias vezes o serviço nesta terça. Pela manhã, o site estava fora do ar. No início da tarde, a página funcionava, mas com lentidão. A tentativa só foi bem-sucedida por volta de 15h.
A psicóloga Ariane Fernanda Gomes, 29, não conseguiu a liberação. Segundo ela, as solicitações foram rejeitadas por erro no sistema. "Aparece a informação de que o CPF já está cadastrado e que teria que entrar em contato com o 156 [telefone] para atualizar."
Ariane diz ter ligado para o 156, mas seu problema não foi solucionado. "Estão despreparados."
Ela afirma que já mandou quatro emails para a prefeitura, mas a situação segue do mesmo jeito.
A enfermeira Eliane Raquel Omori, 38, que trabalha na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em um hospital particular na zona sul, também não conseguiu a isenção. Está tentando conseguir a isenção. Ela diz que já mandou mais de seis e-mails e não teve resposta. Também não conseguiu fazer o cadastro automático.
No caso da enfermeira, a orientação da prefeitura é para que o cadastro seja feito pelo empregador. Pessoas físicas só podem apresentar requerimento caso sejam profissionais. Porém, ela deveria ter recebido uma resposta de que o pedido foi recebido.
RODÍZIO | Como solicitar isenção
Acesse o site https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/
– Clique na opção "Trânsito e Transporte"
– Selecione "Rodízio de Veículos (coronavírus) - Cadastrar veículos para isenção durante a pandemia
– Faça o login com CPF/CNPJ ou e-mail e senha
– Preencha os dados solicitados
– Faça o download da planilha com as informações sobre o veículo, o proprietário e o local de trabalho
– Anexe a planilha preenchida
E-mail
– Também é possível fazer a solicitação pelo e-mail isencao.covid19@prefeitura.sp.gov.br
Quem pode solicitar a isenção
– Trabalhadores de áreas consideradas essenciais, como os da saúde, imprensa e abastecimento, taxistas, bombeiros, policiais, entre outros.
Como deve ser feita a solicitação
– O cadastro deve ser feito pelo empregador. Pessoas físicas só podem apresentar requerimento caso sejam profissionais autônomos.
Fonte: Prefeitura de São Paulo
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.