Falhas no site do Detran-SP dão dor de cabeça aos motoristas

Erros no envio de formulários e falta de comunicação com o órgão criam empecilhos na pandemia

Desde 7 de maio, a técnica de enfermagem desempregada Silvia Martins tenta licenciar seu veículo e não consegue. Ela seguiu todos os passos descritos no site do Detran, que disponibiliza 60 serviços online neste período de pandemia.

“Estou desesperada porque preciso do carro para socorrer dois idosos da família, meu tio e minha mãe. Apesar de já ter pago toda a documentação, o status do meu licenciamento aparece como vencido. Preciso deste documento urgente para circular com o carro”, diz.

Leandro Mendes Leoncio não consegue emitir as guias de pagamento para registrar uma moto pelo site do Detran de São Paulo. - Rubens Cavallari/Folhapress

No total, ela desembolsou cerca de R$ 350 com o licenciamento e a inspeção de veículo GNV. “É um desrespeito e uma falta de consideração. Escrevia e-mail todo dia falando que precisava demais do carro, e nada de resposta. Impossível eles não atualizarem a documentação já paga.”

O caso de Silvia engrossa a fila dos motoristas que estão se manifestando em canais públicos de reclamações, como Procon e Reclame Aqui, para conseguir o atendimento online do Detran de São Paulo. Não há nenhum telefone disponível para esclarecer dúvidas.

Leandro Mendes Leoncio, técnico em refrigeração, classifica o serviço como péssimo, principalmente pela falta de um contato eficaz com o órgão. Desde o dia 18 ele tenta, sem sucesso, registrar sua moto.

“Enviei toda documentação necessária. Depois de dois dias, eles me enviaram um e-mail confirmando que estava tudo certo e citando que seguiam em anexo as guias de pagamento de IPVA e taxas. Só que não havia nenhum arquivo em anexo. Preenchi outro formulário informando que as guias não vieram, mas não recebi resposta. Primeiro, dava a mensagem de erro ao enviar; depois, o site estava em manutenção. Isso é despreparo desse departamento do governo.”

Os postos físicos estão fechados devido às medidas de prevenção à Covid-19. Mas as reclamações se amontoam por causa das falhas no sistema online.

Queixas de usuários têm aumentado

No portal Reclame Aqui, as queixas dos usuários do Detran são frequentes nas últimas semanas envolvendo problemas no serviço remoto do órgão. Frequentemente, aparecem mensagens de erro ao enviar formulário, site em manutenção e falha na comunicação com o banco de dados.

Depois de passar uma semana tentando realizar a transferência do carro pelo site, e mobilizar a família inteira para ajudá-la, a auxiliar administrativa Sibele Silva conseguiu pelo menos dar o primeiro passo. Enviou com sucesso o formulário.

“Acho que neste momento de pandemia, que a gente só consegue fazer esses procedimentos online, o serviço teria que ser muito melhor, principalmente para fazer a transferência de veículo, que tem um prazo de 30 dias”, diz Sibele.

Para Priscilla Silva, a mensagem do site, quando ela tentou por três dias cadastrar seu carro novo, era: erro no envio de dados, tente novamente mais tarde.

Órgão reconhece problemas

Em nota enviada à reportagem, o Detran-SP afirmou que problemas técnicos fizeram o portal do departamento apresentar instabilidade em alguns serviços online nas últimas semanas, mas afirmou que a situação já teria sido normalizada nesta semana.

Na sexta-feira (26), a ferramenta para liberação de veículos por pessoa física e jurídica ainda apresentava oscilação, mas a expectativa era que o processo se estabilizaria no mesmo dia.

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