Guarulhos antecipa reabertura do comércio e libera salão de cabeleireiro e igrejas

Prefeito de cidade da Grande SP afirma que medida impede fuga de consumidores para a capital paulista

A Prefeitura de Guarulhos decidiu antecipar a retomada das atividades econômicas na cidade para esta sexta-feira (12). A segunda e a terceira fases, previstas para começar respectivamente nos dias 15 e 22 de junho, foram realocadas para o ponto facultativo do feriado de Corpus Christi.

Assim, o funcionamento do comércio será permitido das 10h às 16h. Já estabelecimentos de prestação de serviços, como autoescolas e despachantes, das 9h às 15h, bem como escritórios. Salões de beleza só poderão funcionar com horário marcado, com um atendente para cada cliente.

A liberação se aplica também para templos, igrejas e atividades religiosas, desde que a lotação máxima seja de 25% da capacidade.

Conforme o decreto publicado nesta quarta-feira (10), a antecipação é consequência do aumento do número de leitos de UTI, provenientes do aluguel de vagas em hospitais particulares e da expansão do Centro de Combate ao Coronavírus , no Parque Cecap.

Durante uma transmissão ao vivo realizada nas redes sociais, o prefeito Gustavo Henric Costa, o Guti, (PSD), justificou o motivo da decisão. "O grau de contágio na cidade de São Paulo chega a ser quase o triplo do de Guarulhos. Se os shoppings abrissem lá e permanecessem fechados aqui, os consumidores iriam para a capital, aumentando muito o risco de contaminação, e depois voltariam para o município.”

O prefeito afirmou ainda que, se houver crescimento exagerado no número de casos de Covid-19 na cidade, o fechamento das atividades pode ocorrer novamente.

A ocupação nos leitos de UTI da rede pública do município é de 76,6%, mas a cidade vem tendo dificuldades para controlar essa taxa. Nas últimas duas semanas, a ocupação chegou a ser total em múltiplas ocasiões.

Os estabelecimentos que reabrirem deverão, entre outras recomendações, intensificar suas ações de limpeza, disponibilizar álcool em gel 70% aos clientes e funcionários, realizar a medição de temperatura corporal nos clientes e funcionários e limitar o atendimento a uma pessoa a cada 2 m² de área.

Nesta quarta (10), o Agora informou que as igrejas do ABC resolveram adiar a retomada das missas por causa da preocupação com a disseminação dos casos de coronavírus.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.