Sapopemba se torna o distrito com mais mortes na capital paulista

Região da zona leste da cidade soma 300 óbitos confirmados ou suspeitos pelo novo coronavírus

São Paulo

Sapopemba (zona leste) se tornou pela primeira vez o distrito com maior número de mortes confirmadas e suspeitas por Covid-19 na capital paulista.

Com 300 mortes, o distrito ultrapassou a Brasilândia (zona norte), que soma 277 casos, segundo mapa da Secretaria Municipal da Saúde divulgado neste domingo (21).

Os dados levam em conta mortes registradas entre 11 de março até a última quinta-feira (18). No dia 6 de junho, o distrito de Sapopemba tinha 245 casos. De lá para cá, aumentou em 22%.

Atrás de Sapopemba e Brasilândia estão: Grajaú, Jardim Ângela, Capão Redondo, Jardim São Luís, Sacomã e Cidade Ademar (todos na zona sul), Tremembé (zona norte) e Jabaquara, também na zona sul (confira os números abaixo).

O universitário Rafael Cabral, 25 anos, mora no distrito que hoje ocupa a primeira posição no indigesto ranking de casos de Covid-19 na cidade. "Medo a gente tem, mas cabe a nós se prevenir. Mudar de bairro não é fácil como trocar de roupa", contou o jovem, que diz ver muita gente na região desrespeitando as normas de segurança para evitar a proliferação do vírus.

"Tem uma galera andando pela rua sem máscara ou em rodinhas bebendo em botecos. Tá tudo errado", afirmou.

No total, a cidade de São Paulo, gestão Bruno Covas (PSDB), registrou em boletim divulgado neste domingo 246.892 casos suspeitos da doença, 118.708 confirmados e 6.383 mortes (há ainda 5063 óbitos à espera de confirmação.

Já o estado de São Paulo soma 12.588 óbitos e 219.185 casos confirmados do novo coronavírus, segundo balanço do governo João Doria (PSDB) divulgado também neste domingo. As taxas de ocupação de UTIs são de 69,3%% na Grande SP.

Na capital paulista, a taxa de ocupação das UTIs, entre hospitais municipais e leitos contratados pela prefeitura é de 61%.

Resposta

Em nota, a Prefeitura afirma que as UBSs (unidades básicas de saúde) localizadas nas regiões mais afetadas estão realizando ações conjuntas de orientação à população.

"Com os agentes comunitários de saúde atuando de casa em casa, em semáforos na avenida Sapopemba, altura do número 11.180, e em demais locais públicos, foram realizadas orientações sobre o tratamento e cuidados relacionados ao coronavírus, a necessidade de ficar em casa e, caso seja necessário sair, que a pessoa use máscara, lave sempre as mãos, evite aglomerações. Também foram entregues kits de higiene, máscaras e álcool em gel", afirmou a gestão Bruno Covas (PSDB).

A nota disse ainda que a Secretaria Municipal das Subprefeituras fiscaliza diariamente estabelecimentos que ainda não tiveram permitida a abertura ao público. "Os locais que descumprirem os decretos estão sujeitos à interdição imediata de suas atividades e, em caso de resistência, cassação do alvará de funcionamento autorização temporária", afirmou.

22.06 Nas Ruas - Mortes por Covid-19 na Capital
Arte Agora
Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.