Nove parques estaduais reabrem nesta segunda (13) na capital

Ação é feita com restrições de horários e medidas de segurança

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Governo do Estado de São Paulo, sob gestão João Dória (PSDB), anunciou que nove parques estaduais localizados na capital paulista irão reabrir na próxima segunda-feira (13). A ação acontecerá com restrições de horários e regras para evitar o contágio pelo novo coronavírus.

A retomada acompanha o plano de flexibilização gradual da quarentena idealizado pela gestão estadual. Para a reabertura, o uso de máscara será obrigatório para todos os frequentadores, além do distanciamento social. Haverá intensificação na limpeza das áreas e haverá pontos com disponibilização de álcool em gel.

Parque Estadual do Jaraguá, onde fica o Pico do Jaraguá, em São Paulo (SP). - Pétala Lopes/Folhapress

Durante a semana, de segunda-feira a sexta, os parques funcionarão das 10h às 16h, mas seguem fechados nos finais de semana.Os parques urbanos Cândido Portinari, Água Branca, Villa-Lobos (todos na zona oeste) e Ecológico do Tietê (zona leste) serão reabertos para atividades ao ar livre.

Espaços fechados como bibliotecas, museus, orquidários e salas de atividades permanecerão restritos. O uso de locais como quadras e parquinhos também não está autorizado.

No caso dos parques naturais Jaraguá e Cantareira (ambos na zona norte) será necessário agendar visitas, com pelo menos um dia de antecedência, através do site da Fundação Florestal. Eles irão receber até 30% do público. Trilhas com mamíferos e cachoeiras continuarão fechadas.

A administração recomenda que os espaços sejam utilizados para "atividades físicas individuais, como corridas, caminhadas, ciclismo, entre outras".

Já o Zoológico, Zoo Safari e Jardim Botânico (todos na zona sul), além do funcionamento nos dias úteis, também estarão abertos nos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h. Apenas metade dos ingressos estará disponível para a venda pelo site.

Assim como nos outros parques, espaços fechados e exposições educativas permanecerão sem atividades, por enquanto. Para acessar o Zoo Safári, será necessário utilizar veículos particulares. Aliás, os veículos passarão por desinfecção das rodas com pulverizador e solução de hipoclorito de sódio na portaria.

Durante as primeiras semanas, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente irá monitorar os espaços para avaliar sobre uma possível abertura integral.

Já os parques temáticos e de diversão poderão reabrir a partir de 12 de outubro em regiões que estejam na fase verde de flexibilização há, pelo menos, 28 dias consecutivos. A reabertura manterá as medidas de distanciamento social, evitando aglomerações e com uso de máscara obrigatório. Os espaços poderão funcionar com até 60% da capacidade e os ingressos deverão ser vendidos pela internet.

Parques municipais

O prefeito Bruno Covas (PSDB) anunciou, nesta quinta-feira (9), a reabertura de parques municipais, a partir da semana que vem na cidade de São Paulo. Os locais estavam fechados desde março, quando começou a quarentena por causa do novo coronavírus.

A princípio, 70 dos 108 parques administrados pela prefeitura serão reabertos, mas somente de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

O Ibirapuera, na zona sul da cidade, e o Parque do Carmo, na zona leste, funcionarão entre 6h e 16h por serem os maiores de São Paulo, também fechando aos finais de semana.

Confira os parques estaduais que serão reabertos

Parques urbanos

  • Água Branca (zona oeste)
    Av Francisco Matarazzo, 455 - portão principal
    Rua Dona Ana Pimentel, s/n
  • Villa-Lobos (zona oeste)
    Av Prof Fonseca Rodrigues, 2001 - portaria principal
    Av Prof Fonseca Rodrigues, 1025 - portão 3
  • Candido Portinari (zona oeste)
    Av Queiroz Filho, 1365
  • Parque Ecológico do Tietê (zona leste)
    Rodovia Parque, 8054

Parques naturais
Mediante agendamento no site da Fundação Florestal a partir deste sábado (11).

  • Cantareira - Núcleo Pedra grande (zona norte)
    Rua do Horto, 1799 – Horto Florestal
  • Jaraguá (zona norte)
    Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539

Zoológico e Zoo Safari
Ingressos podem ser adquiridos no site: http://www.zoologico.com.br/

  • Zoológico (zona sul)
    Avenida Miguel Stéfano, 4241. Água Funda
  • Zoo Safari (zona sul)
    Avenida do Cursino, 6338, Vila Moraes
  • Jardim Botânico (zona sul)
    Av. Miguel Estefno, 3031 Água Funda
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.