O Governo do Estado de São Paulo, sob gestão João Dória (PSDB), anunciou que nove parques estaduais localizados na capital paulista irão reabrir na próxima segunda-feira (13). A ação acontecerá com restrições de horários e regras para evitar o contágio pelo novo coronavírus.
A retomada acompanha o plano de flexibilização gradual da quarentena idealizado pela gestão estadual. Para a reabertura, o uso de máscara será obrigatório para todos os frequentadores, além do distanciamento social. Haverá intensificação na limpeza das áreas e haverá pontos com disponibilização de álcool em gel.
Durante a semana, de segunda-feira a sexta, os parques funcionarão das 10h às 16h, mas seguem fechados nos finais de semana.Os parques urbanos Cândido Portinari, Água Branca, Villa-Lobos (todos na zona oeste) e Ecológico do Tietê (zona leste) serão reabertos para atividades ao ar livre.
Espaços fechados como bibliotecas, museus, orquidários e salas de atividades permanecerão restritos. O uso de locais como quadras e parquinhos também não está autorizado.
No caso dos parques naturais Jaraguá e Cantareira (ambos na zona norte) será necessário agendar visitas, com pelo menos um dia de antecedência, através do site da Fundação Florestal. Eles irão receber até 30% do público. Trilhas com mamíferos e cachoeiras continuarão fechadas.
A administração recomenda que os espaços sejam utilizados para "atividades físicas individuais, como corridas, caminhadas, ciclismo, entre outras".
Já o Zoológico, Zoo Safari e Jardim Botânico (todos na zona sul), além do funcionamento nos dias úteis, também estarão abertos nos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h. Apenas metade dos ingressos estará disponível para a venda pelo site.
Assim como nos outros parques, espaços fechados e exposições educativas permanecerão sem atividades, por enquanto. Para acessar o Zoo Safári, será necessário utilizar veículos particulares. Aliás, os veículos passarão por desinfecção das rodas com pulverizador e solução de hipoclorito de sódio na portaria.
Durante as primeiras semanas, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente irá monitorar os espaços para avaliar sobre uma possível abertura integral.
Já os parques temáticos e de diversão poderão reabrir a partir de 12 de outubro em regiões que estejam na fase verde de flexibilização há, pelo menos, 28 dias consecutivos. A reabertura manterá as medidas de distanciamento social, evitando aglomerações e com uso de máscara obrigatório. Os espaços poderão funcionar com até 60% da capacidade e os ingressos deverão ser vendidos pela internet.
Parques municipais
O prefeito Bruno Covas (PSDB) anunciou, nesta quinta-feira (9), a reabertura de parques municipais, a partir da semana que vem na cidade de São Paulo. Os locais estavam fechados desde março, quando começou a quarentena por causa do novo coronavírus.
A princípio, 70 dos 108 parques administrados pela prefeitura serão reabertos, mas somente de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.
O Ibirapuera, na zona sul da cidade, e o Parque do Carmo, na zona leste, funcionarão entre 6h e 16h por serem os maiores de São Paulo, também fechando aos finais de semana.
Confira os parques estaduais que serão reabertos
Parques urbanos
- Água Branca (zona oeste)
Av Francisco Matarazzo, 455 - portão principal
Rua Dona Ana Pimentel, s/n - Villa-Lobos (zona oeste)
Av Prof Fonseca Rodrigues, 2001 - portaria principal
Av Prof Fonseca Rodrigues, 1025 - portão 3 - Candido Portinari (zona oeste)
Av Queiroz Filho, 1365 - Parque Ecológico do Tietê (zona leste)
Rodovia Parque, 8054
Parques naturais
Mediante agendamento no site da Fundação Florestal a partir deste sábado (11).
- Cantareira - Núcleo Pedra grande (zona norte)
Rua do Horto, 1799 – Horto Florestal - Jaraguá (zona norte)
Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539
Zoológico e Zoo Safari
Ingressos podem ser adquiridos no site: http://www.zoologico.com.br/
- Zoológico (zona sul)
Avenida Miguel Stéfano, 4241. Água Funda - Zoo Safari (zona sul)
Avenida do Cursino, 6338, Vila Moraes - Jardim Botânico (zona sul)
Av. Miguel Estefno, 3031 Água Funda
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.