Cidades do estado de SP podem ter temperatura abaixo de 5ºC neste final de semana

Capital paulista deverá bater o recorde de frio no ano

São Paulo

Várias cidades do estado de São Paulo devem se precaver nos próximos dias, segundo a Defesa Civil. Regiões como Vale do Ribeira, Araçatuba, São José do Rio Preto e Presidente Prudente podem ter temperaturas abaixo dos 5ºC neste final de semana.

Grande São Paulo, Marília, Bauru, Sorocaba, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, São Carlos e Itapeva devem ter termômetros oscilando entre 5ºC e 10ºC. Baixada Santista, Barretos, Campinas, Ribeirão Preto e Franca devem ficar com a temperatura acima dos 10ºC.

Segundo a Defesa Civil, o alerta sobre o frio deve persistir no estado até a próxima terça-feira (25).

Na capital, a expectativa é de que a madrugada deste sábado seja a mais fria do ano. De quinta para sexta (21), os termômetros marcaram em média 9,4ºC na cidade —o recorde foi entre os dias 17 e 28 de maio, quando bateu 8,7ºC de média, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), órgão ligado à Prefeitura de São Paulo.

Homem se protege da chuva e do frio na avenida Paulista, região central de SP; frente fria promete deixar temperaturas abaixo de 10ºC na capital - Zanone Fraissat/Folhapress

Na Capela do Socorro, na zona sul, foi onde fez mais frio: 8,5ºC na última madrugada. Geralmente, os extremos da região sul são os locais onde a temperatura é mais baixa em São Paulo.

O sábado deverá ser nublado e com garoa. Os termômetros começam o dia com 8ºC e não devem passar dos 14ºC. No domingo o sol reaparece, mas o frio continua. A máxima chega aos 16ºC. A previsão é a de que o frio perca a força a partir de segunda-feira. O sol volta a predominar na Grande SP, elevando a temperatura.

Situação de rua

A chegada do frio atingiu em cheio as pessoas em situação de rua na capital paulista. Segundo o prefeito Bruno Covas (PSDB), 159 pessoas foram acolhidas, 26 recusaram o auxílio e 80 cobertores foram distribuídos entre a noite de quinta e a madrugada de sexta (21).

A ação faz parte do programa Baixas Temperaturas, que é acionado pela prefeitura quando a temperatura fica abaixo dos 13ºC.

Segundo a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, desde o início do programa, 6 de maio, ocorreram 1.081.504 —uma pessoa pode ser acolhida mais de uma vez.

Neste ano, com a pandemia do novo coronavírus, a situação se agravou em São Paulo. Segundo a SMS (Secretaria Municipal da Saúde), de abril a julho, 286 pessoas em situação de rua foram diagnosticadas com Covid-19, sendo que 28 delas morreram.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.