Parques municipais voltam a funcionar em horário normal na cidade de SP

Medida passa a valer de segunda a sexta; por enquanto, os 70 locais que já estão liberados ao público continuam fechados nos fins de semana

São Paulo

Os parques municipais da capital paulista voltarão a funcionar no horário normal, a partir da próxima segunda-feira (24). O anúncio foi feito pelo prefeito Bruno Covas (PSDB), durante entrevista coletiva, nesta sexta-feira (21).

A medida será válida entre segunda e sexta-feira. Aos finais de semana, os parques seguirão fechados. Segundo Covas, a gestão e os especialistas que lideram o combate ao novo coronavírus entendem que liberar os locais aos sábados e domingos ainda não é adequado, diante do atual momento de evolução da Covid-19 na capital. Segundo boletim divulgada na noite de quinta-feira (20), cerca de 1.,200 pessoas estão internadas em leitos de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) municipais ou contratados pela prefeitura.

"A Vigilância Sanitária e o município entendem que ainda não é o momento de liberar aos finais de semana. Tem fim de semana com 100 mil pessoas no parque do Ibirapuera. Então, lembrando que ainda estamos em um momento de pandemia, a quarentena permanece na cidade, ainda não é o momento de incentivar qualquer tipo de aglomeração", disse Covas.

Ao todo, a medida da gestão municipal abrange 70 parques. Os locais estavam fechados desde março, quando começou a quarentona por causa do novo coronavírus. No dia 13 de julho, eles foram reabertos, mas com diversas restrições de horário, de quantidade de pessoas e de atividades permitidas.

Apesar da ampliação do horário, seguem as outras regras de prevenção à Covid-19. Bebedouros, parquinhos e éreas para prática de esportes coletivos seguirão lacrados. Assim, apenas atividades físicas como caminhada, corrida, trilha e ciclismo (conforme a estrutura de cada unidade) estão liberadas, com obrigatoriedade do uso de máscara e de distanciamento social. A entrada segue com limitação de capacidade máxima de 40% do público.

Os parques têm horários diferentes de funcionamento (veja aqui os horários de cada um). No caso do Ibirapuera (zona sul), eles são os seguintes: portões 2, 3, 5 e 10 (5h à 0h); 4, 6 e 9 (5h às 22h); 7, 8 e 9 (6h às 20h); 7A (7h às 17h).

No do Carmo, zona leste, o funcionamento será das 5h30 às 20h). Os da Aclimação e Independência, ambos na zona sul, abrem das 5h às 20h.

Segundo Covas, a decisão e aumentar o funcionamento dos parques está relacionada com a liberação do governo de São Paulo, gestão João Doria (PSDB), que autorizou a ampliação de seis para oito horas por dia do horário de funcionamento dos estabelecimentos de comércio e serviços que estão localizados em regiões que estão na fase amarela do Plano SP de reabertura.

A prefeitura publicou nesta sexta, as novas normas para o funcionamento de estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços na capital paulista.

Segundo o texto, escritórios, concessionárias, imobiliárias e salões de beleza poderão funcionar durante oito horas de forma corrida ou fracionada de forma livre. A portaria também prevê que bares, restaurantes e similares também poderão abrir por até oito horas diárias de forma corrida ou fracionada observando o limite das 22h.

Já o comércio de rua e as galerias comerciais poderão funcionar das 10h às 18h. Shoppings populares das 5h às 13h e os demais shoppings das 12h às 20h.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.