Reformas paradas em calçadas geram queixas na zona leste de SP

No Tatuapé, existe entulho espalhado no chão e buracos que provocam reclamações de pedestres

São Paulo

Moradores da zona leste da capital estão reclamando de recentes obras realizadas em calçadas pela Prefeitura de São Paulo.

No Tatuapé, por exemplo, existe entulho espalhado e os buracos provocaram até a queda de idosos.
No último dia 14, o Agora mostrou que há dois meses da eleição, a gestão Bruno Covas (PSDB) está com obras em todas as regiões, inclusive em calçadas.

A reportagem esteve no Tatuapé e verificou mais de 10 obras paradas somente nas ruas Tijuco Preto, Serra de Bragança e Apucarana.

A calçada na rua Serra de Braganca, Tauapé, zona leste. Pedestres e comerciantes reclamam das obras no local. Por conta do entulho, Andréia Cavalcante precisou passar entre os carros com o seu filho. - Folhapress


Edson Gomes da Silva, dono de comércio na rua Serra de Bragança, conta que uma idosa chegou a cair na calçada inacabada. A mulher tropeçou em uma falha do piso tátil, segundo ele.

O vendedor Thiago Rodrigues, 24 anos, que trabalha no bairro do Anália Franco, conta que a avó mora na rua Serra de Bragança. De acordo com ele, a idosa possui problemas nos dois joelhos e as obras que
estão em frente ao prédio em que ela vive estão provocando transtornos.

“Isso aqui [obra na calçada] está abandonado, já tem muito tempo que está assim”, conta o jovem. Outros moradores do prédio afirmam que a obra está parada há mais de 30 dias.

Na manhã desta quinta-feira (24), quando a reportagem esteve no local, não existia nenhum servidor trabalhando nas diversas obras nas calçadas das ruas do bairro.

Além de obras paradas, existem buracos e entulho espalhado, o que impede que pedestres circulem com segurança.

É o caso da funcionária pública Andréia Calvalcante, 34 anos, que teve que andar entre carros e ônibus, com seu filho de 3 anos no colo, para desviar do entulho que estava em um das calçadas.

“Tem 20 dias que eu tinha vindo aqui [em um laboratório de exames médicos] e já estava assim, nada mudou. Está demorando muito para resolver”, reclama.

Piso novo gera medo de problemas com drenagem

Moradores da Vila Madalena, na zona oeste da capital paulista, criticam as calçadas recém-construídas pela administração municipal na região. A principal queixa é que a mudança deixou o local impermeabilizado, aumentando a possibilidade de acúmulo de água.

“As calçadas não drenam. Tiraram uma calçada de ‘paralelepípedo’ e colocaram um cimento queimado com um material que não permite a absorção da água”, diz Clarice Fandi, 42, psicologa.

A mulher, que mora na rua Jericó, também reclama que o material utilizado não é de boa qualidade e já há rachaduras. “Quando molhar [por conta da chuva] vai provocar um acidente. O material está esfarelando e rachado”, critica.

Obras terminam em outubro

A Prefeitura de São Paulo, gestão Bruno Covas (PSDB), afirma que os fiscais responsáveis pelas obras no Tatuapé e na Vila Madalena já foram acionados. As empresas deverão remover o entulho e instalar a sinalização correta aos pedestres.

Segundo a nota, a previsão de término das obras é outubro. “As obras na região do Tatuapé não estão paradas, as equipes estão em tratativas com a associação de moradores da região.”

A requalificação visa atender o decreto que estabelece a padronização, diz. “Tornar as calçadas lisas, sem ondulações ou desnível de pedras, por exemplo, vai além do olhar binário de estar em boa ou má condição: é promover inclusão e acessibilidade”, afirma.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.