Taxa de ocupação de leitos em Guarulhos, na Grande SP, dobra em duas semanas

Total de vagas para pacientes com Covid-19, tanto de UTI quanto de enfermaria, foi reduzido nos hospitais da rede municipal na cidade

São Paulo

A taxa de ocupação de UTIs (Unidade de Tratamento Intensivo) destinadas à Covid-19 nos hospitais municipais de Guarulhos (Grande SP) praticamente dobrou em duas semanas. No dia 1º, ela era de 41,8%. Na segunda (14), pulou para 81,8%.

Em relação às enfermarias para casos do novo coronavírus, a taxa de ocupação nos hospitais municipais subiu de 43,5%, para 80,9%.

A alta na taxa de ocupação ocorre pela diminuição na oferta de leitos e não pelo aumento de infectados.

Pedestres na rua Dom Pedro 2º, na região central de Guarulhos; cidade registra alta na taxe de ocupação de leitos de UTI e de enfermaria para pacientes com o novo coronavírus - Rivaldo Gomes - 12.jun.20/Folhapress

Na terça (15), as duas taxas tiveram queda com relação à véspera: UTI (65,1%) e enfermaria (78,5%).

Neste período de 15 dias, a cidade teve 1.953 novos casos, atingindo a marca de 23.686 contaminados desde o início da pandemia. No período ocorreram 75 mortes pela doença na cidade, elevando para 1.334 o total de óbitos provocados pela doença.

Em 17 de agosto, eram 18.723 casos e 1.147 mortes, segundo dados mais recentes no site da prefeitura.

Nesta quarta (16), eram apenas 13 leitos disponíveis de UTIs para o tratamento da Covid-19 e 14 em enfermarias.

O aumento não irá tirar o município da fase amarela do Plano São Paulo, já que a análise é feita por região. Guarulhos está inserida na região SP-Leste (Alto Tietê), cuja taxa de ocupação de UTIs está em 49,4%, abaixo dos critérios exigidos pelo plano —de, no máximo, 75%, segundo o governo estadual, gestão João Doria (PSDB).

De acordo com a gestão Gustavo Henric Costa (PSB), a alta ocorreu por causa do encerramento das atividades do hospital de campanha, em 4 de setembro, e do término do contrato com hospitais privados, entre os dias 5 e 8, o que resultou na redução de 36 leitos de UTI para o tratamento da Covid-19.

“Porém, essas medidas somente foram tomadas por causa da queda da taxa da média móvel de mortes e casos na cidade”, afirma a gestão, em nota.

A administração guarulhense também diz que "a taxa de ocupação dos leitos é dinâmica e os hospitais atualizam as informações sempre que necessário, sendo que, até o momento, a situação está sob controle na cidade. É importante observar também que as taxas divulgadas diariamente são apenas dos hospitais municipais e que nos hospitais estaduais são mais 74 leitos clínicos para Covid-19, sendo que 37 estão livres, e 66 de UTI, com 15 desocupados no momento".

A prefeitura também afirma que desde o início da pandemia até o último domingo (13), 787 estabelecimentos, incluindo bares e restaurantes foram autuados por desrespeito às determinações municipais de segurança, higienização e não aglomeração.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.