Campanha pretende atualizar vacinação de crianças do estado de SP

Até o dia 30, a meta é reforçar a vacina contra a polio; todas as UBSs da capital participam

São Paulo

A partir de segunda-feira (5), crianças e adolescentes de até 14 anos poderão atualizar a carteirinha de vacinação para reforçar a proteção contra 20 doenças. E crianças até cinco anos receberão também doses contra a paralisia infantil.

As campanhas de Vacinação de Poliomielite e de Multivacinação colocam à disposição das crianças do estado de São Paulo mais de 5,2 milhões de doses que serão aplicadas até 30 de outubro. No dia 17, um sábado, entre as 8h e as 17h, acontece o Dia D das campanhas para intensificar a imunização.

Para as crianças de 1 a 5 anos, será administrada a gotinha contra a poliomielite. A meta, segundo a Secretaria da Saúde da gestão Doria (PSDB), é alcançar 95% de um total de 2,2 milhões de crianças. Atualmente, a cobertura vacinal nacional contra a doença é de 86,16%. A revacinação ajuda a reduzir o risco de reintrodução do vírus no Brasil —a doença está erradicada do país há 30 anos.

Já a campanha de multivacinação foca na atualização das carteiras da população entre 0 e 14 anos. Os profissionais das unidades de saúde irão avaliar as doses já recebidas e, conforme necessário, oferecer as doses de vacinas importantes e que estejam pendentes.

Na capital, as duas campanhas acontecem em todas as 468 UBS (Unidades Básicas de Saúde) do município. Os endereços e horários de funcionamento podem ser consultados no site http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br.

Pela primeira vez em quase 20 anos, o Brasil não atingiu a meta para nenhuma das principais vacinas indicadas a crianças de até um ano, apontam dados de 2019 do Programa Nacional de Imunizações.

No geral, são indicadas coberturas vacinais de 90% e 95% para proteção efetiva da população. Em 2019, nenhuma vacina atingiu a meta entre o grupo de bebês e crianças até um ano completo.

Campanha de Vacinação de Poliomielite: para crianças de 1 a 5 anos

Campanha de Multivacinação: crianças e adolescentes entre 0 e 14 anos

Quando: entre 5 e 30 de outubro

Dia D da campanha: 17 de outubro (sábado), das 8h às 17h

Vacinas oferecidas nas campanhas:
BCG (tuberculose)
Rotavírus (diarreia)
Poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil)
Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b - Hib)
Pneumocócica
Meningocócica
DTP
Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais)
Febre amarela
Varicela
Hepatite A
Meningo ACWY (meningite e infecções generalizadas)

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.