Descrição de chapéu Coronavírus

Festa de São Judas terá menos gente e missas online nesta quarta (28)

Tradicional celebração na capital paulista será feita com 25% da capacidade da igreja

São Paulo

A tradicional festa de São Judas Tadeu, realizada anualmente na zona sul da capital, terá mudanças na edição deste ano em razão da pandemia de Covid-19. Com menos fiéis na igreja por conta das regras de distanciamento social, seis das 11 missas celebradas ao longo do dia serão transmitidas pela internet.

Neste ano, visitas à imagem de São Judas serão controladas para garantir o distanciamento social entre os fiéis - Rubens Cavallari/Folhapress

Diferentemente dos anos anteriores, não haverá procissão e nem missas campais, que eram feitas do lado de fora da igreja. Por esse motivo, não haverá bloqueios no trânsito na avenida Jabaquara e nem na alameda dos Guaiós. Cada missa poderá ser acompanhada no local por somente 400 pessoas —um quarto da capacidade do santuário.

Vice-reitor da paróquia de São Judas Tadeu, o padre Daniel Aparecido de Campos afirma que, ao longo do dia, será liberado o acesso à igreja antiga para visitação à imagem do santo, que é o padroeiro das causas impossíveis. "A gente fez a marcação onde é a fila e vamos controlar o distanciamento", explica.

Todos os fiéis que decidirem ir ao santuário, seja para assistir a uma missa, para se benzer ou visitar a imagem de São Judas, terão de fazer um cadastro antecipado pela internet. "O ganho com esse preenchimento é que temos um relatório [dos visitantes]. Se acontece uma contaminação, conseguimos indicar para as autoridades as pessoas que passaram por aqui", acrescenta o padre.

Outra mudança na festa deste ano diz respeito ao tradicional bolo de São Judas, que, nos outros anos, era partido e servido no dia da festa. Desta vez, o doce está sendo vendido desde o último domingo (25) em embalagens descartáveis individuais, para diminuir o risco de contato.

Como será a festa

- Capacidade:
Reduzida de 800 para 200 pessoas por missa

- Missas campais:
Não serão realizadas

- Procissão:
Não haverá

- Locais das missas:
As celebrações serão realizadas na igreja nova (avenida Jabaquara) e na quadra da Obra Social da paróquia, na avenida Piassanguaba (a poucos metros do santuário)

- Transmissões pela internet:
Ao longo do dia, seis missas serão transmitidas pela internet (7h30, 9h, 12h, 15h, 17h e 19h30

- Visitação à imagem de São Judas Tadeu:
O acesso será controlado e o horário será entre 5h e 21h

- Inscrições
Para participar presencialmente de qualquer atividade no santuário, é necessário ter feito inscrição pelo site da Paróquia

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.