Descrição de chapéu Centro

Bando arromba 46 portas em prédio da Associação Paulista de Imprensa, no centro de SP

Prejuízo ainda é calculado, mas responsáveis pelo prédio o estimam em mais de R$ 500 mil

São Paulo

Criminosos arrombaram 46 portas do prédio onde fica a API (Associação Paulista de Imprensa), na madrugada deste domingo (8), no centro histórico da capital paulista. O prejuízo estimado supera meio milhão de reais, segundo o presidente da entidade, Sérgio Redó. Nenhum suspeito de invadir o imóvel havia sido identificado ou preso até a publicação desta reportagem.

Imagens de uma câmera de monitoramento, perto do prédio da API, mostram a movimentação de ao menos quatro suspeitos, pouco antes de imóvel ser invadido. Para isso, os criminosos fizeram um buraco na parede que dá acesso à escada entre o primeiro e segundo andar do edifício, que conta com 11 pisos. “O buraco foi feito de forma cirúrgica e eles [bandidos] sabiam onde fazê-lo. Isso indica que o crime foi premeditado”, destacou Redó.

O presidente da associação acrescentou ainda que o bando agiu ciente de que o prédio estava sem sistema de monitoramento interno com câmeras. “Todas as portas do prédio [46] foram arrombadas, papéis revirados, coisas foram quebradas”, disse o presidente da API.

Porta de vidro foi quebrada em invasão ao prédio onde fica a API (Associação Paulista de Imprensa), na madrugada deste domingo (8), no centro da capital paulista - Divulgação/API

Algumas das portas arrombadas contam com cerca de 80 anos e não serão restauradas, por questões econômicas, mas trocadas por novas, disse ainda o presidente da API. Além disso, os criminosos também destruíram fichas de associados, além de uma TV de 50 polegadas, usando uma marreta.

Redó acredita que os prejuízos seriam ainda maiores caso uma funcionária não tivesse ido ao prédio, na madrugada deste domingo. Ela costumava dormir na edificação em alguns fins de semana. “A presença dela afugentou os bandidos. Prova disso é que eles deixaram computadores no meio de um corredor”, destacou.

Polícia

A SSP (Secretaria da Segurança Pública,) gestão João Doria (PSDB), afirmou que o caso foi registrado como furto qualificado e é investigado pelo 1º DP (Sé). "Diligências estão em andamento para identificar e prender os autores do crime. Foi realizada perícia no local e, assim que finalizados, os laudos serão entregues para análise da autoridade responsável", diz trecho de nota.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.