A campanha de vacinação para proteger crianças e adolescentes de 20 doenças termina nesta sexta-feira (13). Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, sob gestão João Doria (PSDB), a aplicação da vacina contra poliomielite e a multivacinação estão abaixo da meta.
Até o último dia 9, cerca de 1,1 milhão de crianças não haviam sido vacinadas contra a paralisia infantil (poliomielite). Considerando toda a campanha, mais da metade do público-alvo não foi aos postos de vacinação.
A secretaria estadual informa que os pais e responsáveis devem levar crianças e adolescentes de até 14 anos para serem vacinados nos postos de saúde em todo o estado de São Paulo. Para isso, é preciso levar a carteira de vacinação. O profissional irá verificar se há doses faltando, atrasos ou necessidade de reforço.
A campanha de vacinação começou em outubro. De acordo com a pasta, o objetivo é aumentar a cobertura vacinal e atualizar as cadernetas, assim, é possível prevenir contra várias doenças.
Nesta ação, são 14 vacinas disponíveis que protegem contra 20 doenças. Além da poliomielite (intramuscular e oral, a “gotinha” que crianças entre 1 e 5 anos recebem) e a HPV (que previne câncer de colo de útero e verrugas genitais), há vacinas contra tuberculose, tétano, hepatites, sarampo, caxumba, rubéola, febre amarela e meningite, por exemplo.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.