Jardim Helena, no extremo leste de SP, tem menor abstenção

Só 2 em cada 10 moradores do bairro deixaram de votar neste domingo (15)

São Paulo

Os eleitores do Jardim Helena, extremo da zona leste da capital paulistas, foram os que mais compareceram às urnas no último domingo (15), na cidade de São Paulo, para registrar seus votos em prefeito e vereador.

O bairro foi o que registrou o menor índice de abstenção na cidade: 24,4%. Ou seja, de cada 10 eleitores, apenas dois deixaram de votar. No bairro onde houve a maior abstenção, na Bela Vista (região central), o dobro de pessoas não compareceu: 4 em cada 10 (38%).

Janete Almeida dos Santos, 35, mora no Jardim Helena (zona leste), há 20 anos; ela diz que vai votar sempre que pode, mesmo com a "roubalheira dos políticos" - Rivaldo Gomes/Folhapress

Sem emprego por opção para cuidar dos pais idosos, Janete Almeida Santos, 35 anos, que reside há 20 anos no bairro, foi uma das moradoras que não abriu mão de votar no primeiro turno. "Sempre voto. Acho importante, apesar das roubalheiras entre a classe política. Fico atenta às propostas dos candidatos", afirma.

Menos interessada nos planos de governos dos candidatos a prefeito, a dona de casa Suelen Aparecida Cajui Rodrigues, 28, também do Jardim Helena, confessa que só foi votar por ser obrigada. "Fazer o quê? Agora, ainda terá o segundo turno", diz, a mãe solo de Vitória, 1, Sophia, 2, e Camily, 11 anos.

O funileiro Cleber Estrela, 32, dos quais 30 são morando no Jardim Helena, votou, mas também para não ficar com problemas para retirada de documentos. "Me disseram que, se não votar, o CPF fica retido e a gente não consegue renovar a carteira de habilitação. Por isso, fui", conta.

Ao ser informado que os impedimentos são para emissão do passaporte internacional, por exemplo, Estrela afirma que "nunca mais votará".

Já o pai de Cleber, José Adilson Estrela, 63, não se queixa de ter que votar. "Fui votar. Apertei o 00 e já era", conta, aos risos. E complementa: "Sempre vou, mas faço questão de anular meu voto. O povo não está mais confiante na política nem nos políticos."

Já o desempregado Anderson Tavares, 38, 16 anos de bairro, não entrou nas estatísticas do alto índice de votação do Jardim Helena. "Não fui [votar no primeiro turno] nem vou no segundo turno. É perda de tempo. Nem justificarei", afirma.

Confira aqui o prazo para justificar a ausência na eleição.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.