Descrição de chapéu Zona Oeste

Amigos fazem ato em homenagem a artista negro na zona oeste de SP

NegoVila morto por policial militar em uma discussão na Vila Madalena, em novembro

São Paulo

Cerca de 30 pessoas realizaram neste sábado (19), na rua Belmiro Braga, na Vila Madalena (zona oeste de SP), um ato em homenagem ao artista Wellington Copido Benfati, 40 anos, conhecido como NegoVila.

Ele foi morto por um tiro que, segundo testemunhas, foi disparado por um policial na frente de uma distribuidora de bebidas que fica no bairro boêmio, na madrugada de 28 de novembro.

Cinco amigos do artista grafitaram o rosto de NegoVila e do sambista Mydras Schimidt, que morreu em uma chacina ocorrida na sede da torcida organizada do Corinthians Pavilhão Nove, em 2015, em parte de um muro que fica em um beco da rua Belmiro Braga. Houve também uma partida de basquete no local.

De acordo com o grafiteiro Tatei, 43, amigo de NegoVila, o espaço, antes chamado de Beco Aprendiz, agora se chama Beco do Nego Cultural.

“A mensagem que queremos passar é: chega de nós matar. Chega de genocídio. Chega de matar o povo preto”, disse Tatei, que era amigo de NegoVila desde a infância.

Um novo ato de protesto está programado para acontecer na próxima semana, quando a morte do artista completar um mês.

Relembre o caso

O artista NegoVila morreu baleado após uma discussão ocorrida na madrugada de sábado, 28 de novembro, segundo testemunhas, por um policial militar na frente de uma distribuidora de bebidas que fica na Vila Madalena (zona oeste).

NegoVila estava acompanhado de ao menos nove amigos. O grupo chegou ao local e lá permaneceu bebendo na calçada até a confusão que terminou com o artista baleado por volta das 4h30 daquele dia.

À época, amigos da vítima, que preferiram não se identificar por segurança, disseram que o artista foi baleado ao tentar separar uma briga entre um de seus amigos e o PM. Os motivos da briga ainda não foram esclarecidos.

No dia do crime, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que um policial militar foi detido após um homicídio ocorrido em um bar na Vila Madalena. O caso foi registrado no 14 DP (Pinheiros).

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.