Serviços do Detran-SP ficam fora do ar neste fim de semana

Sistema virtual do departamento de trânsito passará por manutenção

Martha Alves
São Paulo

Os serviços do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) ficarão indisponíveis neste fim de semana (dias 19 e 20 de dezembro) nas plataformas online do órgão e do Poupatempo para manutenção e melhoria do sistema. Atualmente, 60 serviços virtuais são oferecidos pelo órgão, mas os usuários fazem queixas frequentes sobre problemas no serviço remoto do departamento.

Atualmente, cerca de 60 tipos de serviços podem ser feitos por meio do site do Detran-SP - Jardiel Carvalho -06.jan.2020/Folhapress

Em junho, usuários classificaram como péssimo o serviço online oferecido pelo Detran por causa de falhas e da falta de um contato eficaz com o órgão. Eles relataram não ter conseguido realizar tarefas como licenciamentos de carros e registros de motos.

Pelo site do Detran, o motorista pode solicitar o licenciamento ou o registro de veículo zero quilômetro, além de fazer pesquisa de restrição de compra e venda e obter informações sobre comunicação de venda. O licenciamento anual, que continua sendo um procedimento obrigatório, também passou a ser feito online com a pandemia. A falta dele gera é passível de multa no valor de R$ 293,47.

Com o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), após pagamento dos débitos vinculados ao veículo e da taxa do licenciamento, o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) fica disponível para download e impressão no portal do Detran e no aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito), do governo federal.

No entanto, nem todos os serviços podem ser feitos pela internet. O proprietário precisa levar o veículo para vistoria em uma empresa credenciada, no caso de transferência ou para emplacamento.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.