65% dos pais de alunos da rede municipal querem volta das aulas presenciais em SP

Prefeitura de São Paulo utilizará resultados de enquete para organizar retorno dos estudantes às unidades

Clayton Freitas
São Paulo

Uma enquete realizada pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, gestão Bruno Covas (PSDB), indica que 65% dos pais ou responsáveis por alunos querem a volta das aulas presenciais. Desde o dia 26, familiares de cerca de 140 mil estudantes responderam ao questionamento da pasta.

Entre os participantes, 96 mil informaram que querem a volta das aulas presenciais, e outros 49 mil se manifestaram contrários.

Após o dia 1º, as duas primeiras semanas serão reservadas para atividades presenciais que envolvem apenas educadores - Rivaldo Gomes -20.out.2020/Folhapress

O índice de 65% é superior aos 57% aferidos na pesquisa Datafolha realizada em novembro de 2020 na cidade de São Paulo. À época, 28% responderam que preferiam a alternância entre atividades presenciais e pela internet.

Segundo a prefeitura, os resultados do levantamento serão usados para que as escolas se organizem de modo a respeitar o limite de 35% da capacidade de atendimento. “Isso [enquete] é importante para a organização. Como tem uma limitação de 35% de ocupação, se nós tivermos 35% ou menos que queiram voltar não há que se discutir qual é o critério. Se tiver mais do que 35% é preciso estabelecer critérios para não ultrapassar o limite sanitário estabelecido pela saúde e pela vigilância sanitária”, afirmou Fernando Padula, secretário municipal de Educação.

Os critérios que definem as prioridades foram divulgados nesta quinta-feira (28) por meio de uma instrução normativa da pasta. O documento cita que a organização levará em conta os dados obtidos na enquete. E isso será de responsabilidade de cada uma das unidades.

Na educação infantil, por exemplo, não haverá revezamento. Se a demanda em uma creche for superior a 35%, os critérios para saber quem pode entrar ou não envolvem idade, bebês e crianças que tenham irmãos mais velhos que serão atendidos na mesma unidade e os que estão em situação de vulnerabilidade.

Somente os pais ou responsáveis podem acessar o link da enquete. Matriculados na rede direta podem responder até o dia 5, próxima sexta-feira. Aqueles atendidos pela rede conveniada tem até o dia 9.

Os pais ou responsáveis de cerca de 140 mil participantes até o momento correspondem a apenas 14% dos cerca de 1 milhão de matriculados nas creches, pré-escolas, ensino fundamental, e alfabetização de jovens e adultos.

Pelo cronograma divulgado pela prefeitura, e com a derrubada da liminar que impedia o retorno das atividades a partir da próxima segunda-feira (1º), as duas primeiras semanas serão reservadas para atividades presenciais que envolvem apenas educadores.

Nesse período, eles terão formação em relação aos protocolos sanitários e a ferramentas de ensino híbrido; análise da avaliação diagnóstica; checagem com as famílias sobre quais estudantes devem retornar presencialmente e, somente a partir disso, organização das turmas.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.