Vacinação de idosos a partir de 90 anos começa no dia 8 de fevereiro em SP

Anúncio foi feito no início da tarde desta segunda-feira pelo governador João Doria (PSDB) em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes

Clayton Freitas
São Paulo

Em entrevista na tarde desta sexta-feira (29), o governador João Doria (PSDB) anunciou que os idosos acima de 90 anos começam a ser vacinados a partir do dia 8 de fevereiro. Segundo ele, a medida deverá beneficiar 206 mil pessoas nessa faixa etária. Em seguida, no dia 15, serão imunizados os idosos acima de 85 anos, que perfazem 309 mil pessoas.

Desde o dia 21 deste mês, cerca de 15 mil idosos de instituições de longa permanência, tais como asilos, além de funcionários destes locais, já estavam recebendo a vacina Coronavac na cidade de São Paulo.

Com o recebimento dos 165,3 mil imunizantes da Oxford/Astrazeneca, na última segunda-feira (25), a Prefeitura de São Paulo, gestão Bruno Covas (PSDB), decidiu ampliar os vacinados e incluiu funcionários e integrantes do PAI (Programa de Assistência ao Idoso), e também profissionais e pacientes atendidos em casa pelos núcleos da Emad (Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar).

No dia 19 deste, o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, chegou a dizer que a vacinação de idosos com mais de 75 anos na capital tinha previsão de começar no dia 23 de março, mas depois não confirmou mais a data.

Na entrevista desta sexta, Doria também anunciou um novo lote de vacinas do Instituto Butantã já na semana que vem, de 1,4 milhão de doses.

O governador também deu um ultimato ao governo federal. “Vamos esperar até o dia 5 de fevereiro para a compra do lote adicional de 54 milhões de doses da vacina do Butantan”, disse. Ele afirmou que, caso o governo federal não confirme, irá disponibilizar os imunizantes para Estados e municípios.

Momentos após a declaração de Doria, o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou ter recebido uma mensagem em seu celular informando que o contrato será assinado na próxima terça-feira (2).

Os dados epidemiológicos relativos às últimas duas semanas apontam uma redução de 1% no número de mortes e 9% no número de internações. A média de ocupação de leitos no Estado está em 69,9%, e na Grande São Paulo, 69,4%.

Na 20ª reclassificação apresentada há pouco, duas regiões administrativas passaram da fase vermelha para a laranja: Sorocaba e Presidente Prudente. Já Ribeirão Preto apresentou piora nos índices e regrediu da fase laranja para a fase vermelha. Em todo o Estado, 78% estão classificados na fase laranja, e 22%, na vermelha.

A partir das 20h desta sexta todo o estado entra na fase vermelha, até as 6h de segunda-feira (1º). No período, apenas serviços essenciais podem funcionar (farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria). Outros setores do comércio só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e entregas por telefone ou aplicativos.

Sem Carnaval

O governo estadual informou na coletiva desta sexta que também suspendeu o ponto facultativo do Carnaval, nos dias 15 e 16 de fevereiro.

Municípios da Grande SP divergiam sobre a manutenção ou não das datas como ponto facultativo, com decisões diferentes.

As prefeituras podem conceder ou não ponto facultativo nos dias de Carnaval aos serviços municipais, segundo governo. "A Prefeitura de São Paulo já tomou essa decisão de também suspender o ponto facultativo", disse o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.