Descrição de chapéu Coronavírus

São Paulo lança ferramenta para acompanhar em tempo real a vacinação contra Covid-19

Qualquer pessoa pode acessar os números do Vacinômetro na internet

Martha Alves
São Paulo

O governo de São Paulo, gestão João Doria (PSDB), lançou nesta terça-feira (19) uma ferramenta que permite acompanhar em tempo real o número de pessoas vacinadas contra Covid-19 no estado de São Paulo. Até o início da tarde desta terça, o Vacinômetro mostrava que 4.869 pessoas tinham sido imunizadas no estado.

A técnica de enfermagem Liane Santana Mascarenhas Tinoco, 49, primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 no interior do estado de São Paulo. Liane é técnica de enfermagem da Unicamp e trabalha na linha de frente ao combate da Covid-19 desde o início - Eduardo Anizelli/ Folhapress

​Qualquer pessoa pode acessar os números do Vacinômetro que estão disponíveis do site www.saopaulo.sp.gov.br. As informações sobre os imunizados são fornecidas na página Vacivida, plataforma digital que faz acompanhamento digital individualizado e em tempo real do registro das pessoas vacinadas.

O sistema Vacivida foi desenvolvido pela pela Prodesp (empresa de tecnologia do governo de São Paulo) e produz relatórios atualizados de doses aplicadas e a cobertura vacinal atualizada dos 645 municípios paulistas. Segundo o governo do estado, o sistema também está integrado ao aplicativo Poupatempo Digital e poderá abastecer a base de dados do Ministério da Saúde.

Além dos relatórios, a plataforma vai disponibilizar ainda o pré-cadastro para as pessoas participarem da campanha de imunização contra o coronavírus em São Paulo. O sistema fará o registro digital da vacinação e enviará um lembrete para a pessoa avisando sobre a aplicação das segunda dose. Ele também vai notificar a Vigilância Epidemiológica sobre possíveis eventos adversos individuais.

Após ser imunizada, cada pessoa receberá um comprovante com QR Code direcionado ao aplicativo do Poupatempo Digital. Ele dará acesso a um documento digital que certificará a participação na campanha, evitando fraudes.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.