Descrição de chapéu Centro chuva

Túnel é interditado por causa da chuva na região central de SP

Vale do Anhangabaú acabou alagado na tarde desta sexta-feira e trechos da avenida 9 de de Julho ficaram intransitáveis

São Paulo

O centro da capital paulista registrou na tarde desta sexta-feira (1º) o equivalente a cerca de 40%, em cerca de uma hora, do volume de chuva esperado para janeiro na cidade, aponta o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), da Prefeitura de São Paulo, gestão Bruno Covas (PSDB). Com isso houve alagamentos e pontos intransitáveis, principalmente na região do vale do Anhangabaú e na avenida 9 de Julho.

Por causa do forte temporal, o túnel Papa João Paulo 2º foi alagado na região do Vale do Anhangabaú (centro de SP), sendo interditado pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), às 16h04. O local não havia sido liberado para o tráfego até a publicação desta reportagem. Não houve vítimas.

Na praça 14 Bis, um carro foi arrastado até quase a metade do primeiro quarteirão da rua Manoel Dutra. A via ficou interditada por causa do alagamento e o veículo precisou ser rebocado, quando a água escoou. O fluxo de veículos teve de ser desviado para o viaduto que passa sobre a avenida 9 de Julho.

A forte chuva desta sexta-feira (1º) provocou alagamentos na região central de São Paulo. O túnel Papa João Paulo 2º, por exemplo, teve de ser interditado - Reprodução/TV Globo

“A chuva pegou forte em toda a bacia do córrego do Anhangabaú [que é canalizado sob o vale da região central], desde o espigão da avenida Paulista, descendo pelas ruas Augusta, Consolação, avenida 9 de Julho. Toda essa área foi muito atingida”, afirmou Thomaz Garcia, meteorologista do CGE.

A rapidez com que o grande volume de chuva caiu, acrescentou Garcia, impediu que o rio subterrâneo escoasse a água, provocando os pontos de alagamento na região central. “A situação fica complicada [com alagamentos] com este tipo de chuva”, disse ainda.

Além do centro, o órgão da prefeitura ainda registrou oito pontos de alagamentos na zona norte, cinco na zona oeste, quatro na zona leste e três na zona Sul, resultando em 23 locais, considerando também o centro. Deste total, sete ficaram intransitáveis, dos quais seis já haviam sido liberados para o trânsito até por volta das 18h desta sexta.

Os bombeiros foram acionados para atender nove pontos de alagamento, mas não constataram vítimas em nenhum deles.

A corporação acrescentou ter sido acionada, às 17h02, para atender um deslizamento de terra, que derrubou um muro que sustentava um barranco, no Parque do Carmo (zona leste). Não houve vítimas também neste incidente resultante da chuva.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), há previsão de pancadas de chuva isoladas neste sábado (2) na cidade de São Paulo, principalmente pela manhã e à tarde. A temperatura deverá oscilar entre 17ºC e 24ºC. Também deve chover no domingo (3) e a segunda-feira (5) deverá ser com dia nublado.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.