Prefeitura de São Paulo começa instalação de grades na praça do Pôr do Sol

Tapumes que cercam a praça desde o início da pandemia serão substituídos por grades para controlar acesso ao local

A Prefeitura de São Paulo, gestão Bruno Covas (PSDB), deu início à instalação de grades no entorno da praça Coronel Custódio Fernandes Pinheiro, popularmente conhecida como praça do Pôr do Sol, no Alto de Pinheiros (zona oeste). Desde abril, tapumes cercam o local, como resultado de uma medida da gestão municipal que custou R$ 800 mil.

Prefeitura de São Paulo inicia obra para instalar grades no entorno da praça Coronel Custódio Fernandes Pinheiro, popularmente conhecida como praça do Pôr do Sol, no Alto de Pinheiros (zona oeste) - Rivaldo Gomes/Folhapress

O isolamento da praça do Pôr do Sol foi uma das medidas com as quais a prefeitura buscou evitar aglomerações e tentar conter a propagação do coronavírus. A instalação aconteceu no dia 9 de abril do ano passado, após circularem imagens de pessoas se reunindo no local.

O motorista João Quirino, 46 anos, relata que a movimentação na região diminuiu com os tapumes em volta da praça. "O pessoal costumava passear por aqui com cachorros, caminhar ou correr, porque é uma praça muito convidativa", diz o motorista, que trabalha para um morador da região há mais de 15 anos.

A proposta atual é substituir os tapumes por grades. No local, já é possível ver alguns dos postes que irão sustentar a estrutura e um pedaço da grade de alumínio já instalado em um trecho da calçada da praça na rua Desembargador Ferreira França.

"Os moradores parecem estar aprovando a ideia. Ficar mais fechado, com menos aglomeração e mais segurança", diz João Quirino.

A segurança foi um ponto citado também por Antonio de Melo, 45 anos, que trabalha como jardineiro em uma casa próxima à praça. "Os tapumes escondem o interior da praça. Já as grades, por serem vazadas, nos dão mais visão e nos deixam identificar se tem gente lá dentro", afirma.

A educadora ambiental Luciana Sala, 54 anos, concorda que os tapumes tenham sido uma boa estratégia para evitar aglomerações. No entanto, questionada sobre a instalação das grades, a moradora da região diz não ver sentido na medida.

"É patético", afirma Luciana. "Diferente de como funciona o parque Villa-Lobos, aqui não é um parque. Tentar controlar o horário de entrada e saída das pessoas da praça não faz muito sentido."

Em nota, a Subprefeitura de Pinheiros disse que está realizando o fechamento com alambrados da praça Pôr do Sol a pedido de associações do bairro. "A iniciativa no período de pandemia visa o melhor controle de pessoas, para não causar aglomeração."

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.