Descrição de chapéu Coronavírus

Prefeitura de SP retoma drive-thrus no início de vacinação de idosos de 75 e 76 anos

São 17 pontos montados nesta semana; movimentação na Barra Funda era tranquila nesta segunda (15)

Gabriela Bonin
São Paulo

A vacinação contra a Covid-19 de idosos entre 75 e 76 anos começou na manhã desta segunda-feira (15) na capital paulista. A Prefeitura de São Paulo, gestão Bruno Covas (PSDB), retomou os drive-thrus como postos de vacinação e estima que 115 mil pessoas façam parte do grupo que será imunizado nesta semana.

"Nossa sugestão é que quem vai tomar a vacina pela primeira vez vá aos nossos equipamentos pela parte da manhã e quem vai tomar a segunda dose, na parte da tarde", diz o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido. "A recomendação é que, mesmo os que estão sendo vacinados, não deixem de seguir as medidas sanitárias de distanciamento e uso de máscaras", complementa.

O secretário confirmou a abertura de 130 leitos de UTI, como antecipado pelo Agora no domingo (14), e 425 leitos de enfermaria. "A capital está recebendo muitos pacientes de outros lugares do estado de São Paulo e da Grande São Paulo. Mesmo abrindo 555 leitos nesta semana, seguramente teremos uma pressão muito grande nos nossos hospitais", diz Aparecido.

O Memorial da América Latina, na Barra Funda (zona oeste), é um dos postos de vacinação cuja atividade começou às 8h nesta segunda. Quinze minutos antes do horário, algumas filas de carros se formaram para aguardar o início da imunização. Em menos de meia hora, já não havia mais fila e os idosos que chegavam eram prontamente atendidos nos veículos.

Vacinação de idosos a partir de 75 anos no drive-thru no Memorial da América Latina - Zanone Fraissat/Folhapress

Na hora da vacinação, o procedimento é padrão. Antes de aplicar a vacina, os agentes de saúde mostram a dose e a seringa para que os idosos e acompanhantes possam conferir se tudo está correto.

"Esperávamos mais fila, está bem tranquilo", comenta a advogada Ana Cristina Mendonça Contreiras, 43. Ela levou a mãe ao Memorial da América Latina para tomar a primeira dose da Coronavac. Maria Santos Viegas Mendonça, aos 75 anos, comemorava o momento junto à filha.

Nascidas em Portugal, ambas moram no Brasil há anos. Maria explica que costumava fazer visitas à sua terra natal com frequência e que a vacina traz perspectiva para, em breve, retomar as viagens. "É um dia memorável", afirma sua filha.

Casais de idosos também se fizeram presentes no drive-thru. Elcio Aluizio Soares Knabben, 77, trouxe sua esposa, Maria Cecília Boatini Knabben, 75, para ser imunizada. "Eu estava isolada nos últimos meses, porque ele trabalha [presencialmente]", conta Maria Cecília, que é dona de casa.

Elcio é industriário e continuou indo trabalhar durante a pandemia. O idoso já tinha sido vacinado duas semanas atrás e, agora, ambos aguardam ansiosamente pela segunda dose.

"Graças a Deus, chegou a minha vez", comenta a cabeleireira Zuleide da Silva Bernardo. Aos 75 anos, ela foi ao memorial acompanhada da filha, Karla Bernardo, 51. "Estou em casa desde que tudo começou. Nem para a casa da minha filha eu venho", completa a idosa, que disse estar ansiosa para o momento da imunização.

Aos 75 anos, a cabeleireira Zuleide da Silva Bernardo, tomou a primeira dose da Coronavac na manhã desta segunda (15) no drive-thru do Memorial da América Latina. - Zanone Fraissat/Folhapress

Além do Memorial da América Latina, outros 16 drive-thrus estão espalhados pela cidade. Eles oferecem vacinação até as 17h para idosos acima de 75 anos, além de oferecer a segunda dose exclusivamente para pessoas que receberam a primeira dose também em um dos drive-thrus da capital.

Compõem os postos de vacinação durante a semana 468 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), três Centros-Escolas e 17 SAE (Serviços de Assistência Especializada) na capital. Já aos sábados, os idosos poderão procurar por uma das 82 UBS/AMA integradas para a imunização.

Critérios para a imunização

Nesta fase da campanha, seguindo os critérios dos programas estadual e nacional de imunização, fazem parte dessa primeira etapa de vacinação no município até o momento:

  • Idosos com mais de 75 anos (a partir de 15/3/2021)
  • Pessoas com 60 anos ou mais residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas)
  • Pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, residentes em Residências Inclusivas (institucionalizadas)
  • População indígena vivendo em terras indígenas
  • Pessoas em situação de rua (com mais de 60 anos a partir de 12/2/2021)
  • Trabalhadores da saúde (conferir os grupos de acordo com instrutivos do Vacina Sampa)
  • Sepultadores, veloristas, cremadores e condutores de veículos dos cemitérios públicos e privados da capital.

Já para a segunda aplicação, também de acordo com os programas nacional, estadual e municipal, são atendidos os profissionais de saúde da linha de frente, idosos que vivem nas ILPIs (Instituições de Longa Permanência), pessoas com deficiências abrigadas em instituições sociais e indígenas aldeados da capital.

Os endereços das unidades podem ser acessados pela ferramenta Busca Saúde.

Postos de drive-thru

ANHEMBI
Centro de Exposições do Anhembi
Rua Olavo Fontoura – Portão 38 (Zona Norte)

NEO QUÍMICA ARENA
Av. Miguel Ignácio Curi, Portão E4
Ponto de Referência - Av. Miguel Ignácio Curi, 2492

IGREJA BOAS NOVAS (Sudeste)
Rua Marechal Mallet, 535

INTERLAGOS
Autódromo de Interlagos
Rua Jacinto Júlio, altura do nº 589 – Portão 9, entrada KRF (Zona Sul)

HEBRAICA
Rua Ibiapinópolis, 781 (Zona Oeste)

MEMORIAL
Rua Tagipuru, 500
Referência Portão 02

MORUMBI
Av. Giovanni Gronchi, Portão 15
Ponto de referência, Av. Giovanni Gronchi,1920

IBIRAPUERA
Rua Marechal Estenio Albuquerque Lima, 413

TEATRO PAULO EIRÓ
Av. Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro (Zona Sul)

CLUBE ATLÉTICO MONTE LÍBANO
Rua do Gama, 261 - Jardim Luzitania

SUBPREFEITURA DE M' BOI MIRIM
Endereço: Avenida Guarapiranga, 1695 – Pq Alves de Lima

SUBPREFEITURA DE ITAIM PAULISTA
Avenida Marechal Tito, 3012 - Itaim Paulista, São Paulo

CLUB ATHLETICO PAULISTANO
R. Honduras, 1400 - Jardim América, São Paulo - SP, 01428-900

PARQUE VILLA-LOBOS
Portão 3 - Professor Fonseca Rodrigues, n°1.025, Alto de Pinheiros

SHOPPING ARICANDUVA
Av. Aricanduva 5555
Portões de Referência: 04 e 01

SHOPPING ANÁLIA FRANCO
Shopping Anália Franco – Avenida Regente Feijó, 1.739 - Tatuapé

HOSPITAL DOM ANTÔNIO DE ALVARENGA
Av. Nazaré, 1361 - Ipiranga

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.