Descrição de chapéu Coronavírus Grande SP

São Bernardo restringe funcionamento de serviços essenciais até as 19h

Medida visa conter o avanço da Covid; cidade tem 90% de ocupação de leitos de UTI

São Paulo

A partir deste sábado (20), o funcionamento de serviços considerados como essenciais será permitido somente até as 19h em São Bernardo do Campo (ABC paulista). A medida foi anunciada nesta sexta-feira (19) pela prefeitura, gestão Orlando Morando (PSDB), e tem o objetivo de tentar frear o aumento nas contaminações pelo coronavírus na cidade.

A medida não se aplica a hospitais, serviços de emergência, farmácias, laboratórios, hospitais veterinários e demais atividades consideradas essenciais à área da saúde. Após as 19h, também poderão funcionar indústrias, empresas de telecomunicação e de segurança.

Guarda Civil Municipal de São Bernardo faz operação para acabar com festa clandestina em meio à pandemia - Ricardo Cassin/PMSBC

Os serviços de delivery poderão funcionar o dia todo, sem interrupção. Já no caso dos drive-thru, a atividade é liberada somente até as 21h, desde que limitados aos serviços de alimentação, farmácia, água, gás e material de construção.

Ainda segundo a prefeitura, o transporte público continuará suspenso no período entre 22h e 4h.

As medidas adotadas em São Bernardo são mais rígidas dos que as anunciadas pelo governo estadual, gestão João Doria, no último dia 11. Desde o dia 15, vigora em todo o estado um toque de recolher entre 20h e 5h.

Assim como diversas cidades da Grande São Paulo, São Bernardo passa por um momento preocupante no combate à Covid-19. Na quinta-feira (18), a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na rede municipal era de 90%. Em enfermaria, o índice era de 82%.

Também na quinta, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, entidade que reúne os sete prefeitos da região, enviou a Doria um ofício pedindo para que o governo do estado adote um lockdown em toda a Grande São Paulo.

Para provocar a diminuição na circulação de pessoas na capital paulista, o prefeito Bruno Covas (PSDB) anunciou a antecipação de cinco feriados municipais, que passarão a ser nos dias 26, 29, 30 e 31 de março e 1º de abril.

O que poderá funcionar em São Bernardo até as 19h

- Alimentação: supermercados, mercados, feiras-livres, mercearias, açougues, padarias e similares.
- Transporte: oficinas de veículos, lojas de autopeças, locação de veículos, estacionamentos, sendo que a zona azul funcionará normalmente.
- Logística: armazenagem, movimentação de materiais internos, pátios e transportadores de veículos automotores;
- Abastecimento: postos de combustíveis, mas o transporte e o abastecimento das distribuidoras de combustíveis, nesses postos, poderão permanecer em funcionamento após às 19h.
- Bancos e lotéricas: com observância aos protocolos sanitários próprios.
- https://agora.folha.uol.com.br/sao-paulo/2021/03/veja-como-fica-o-calendario-de-feriados-antecipados-na-cidade-de-sao-paulo.shtml: serviços de call centers; meios de comunicação social, inclusive eletrônica e audiovisual; empresas jornalísticas e profissionais da imprensa; e bancas de jornais.
- Construção Civil.
- Lavanderia.
- Óticas.
- Lojas de conveniência.
- Pet shops.
- Serviços de jardinagem.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.