Descrição de chapéu Coronavírus

Ações de dispersão crescem no segundo fim de semana de flexibilização em SP

Do início do mês até este domingo (25) a PM realizou o equivalente a 2.403 ações diárias

São Paulo

O número de ações de dispersão aumentou entre a noite de sábado (24) e a madrugada deste domingo (25) no estado de São Paulo, durante o segundo fim de semana com maiores flexibilizações do Plano São Paulo, da gestão João Doria (PSDB).

A Polícia Militar registrou 4.479 ações de dispersão no estado, entre sábado e domingo, um aumento de 3,2% em relação as 4.338 ocorrências do tipo registradas no mesmo período no fim de semana passado.

Em 36 horas, contadas a partir das 18h de sexta-feira (23), também foram registradas 569 aglomerações em todo o estado e 136 na cidade de São Paulo, onde também a PM realizou 706 ações de dispersão, equivalendo a quase 20 casos por hora.

Mesmo antes da maior flexibilização com relação ao funcionamento de comércios e espaços públicos, decorrente da chamada fase de transição, baladas clandestinas e aglomerações irregulares, em bares e restaurantes, já eram realizadas de forma indiscriminada em São Paulo. Isso obrigou a formação de uma força tarefa, entre autoridades sanitárias, da segurança, e do Procon-SP, que atua exclusivamente no combate a eventos ilegais.

A força tarefa de combate à aglomerações no estado de São Paulo encerrou festa em Carapicuíba (Grande SP) - Polícia Civil / Divulgação

Somente em dois eventos clandestinos, encerrados pelos agentes entre a noite de sábado e a madrugada deste domingo, ao menos 217 pessoas foram autuadas pelo crime de infração à medida sanitária preventiva.

O flagrante mais recente ocorreu por volta das 2h deste domingo, em uma balada clandestina na zona rural de Carapicuíba (Grande SP).

Ao entrar no local, agentes da segurança pública e da Vigilância Sanitária constataram que as pessoas estavam aglomeradas e, grande parte, sem máscara de proteção —desrespeitando protocolos de prevenção à Covid-19. Das 100 pessoas presentes, segundo registrado pela Polícia Civil, 30 nem portavam máscaras de proteção.

Cerca de cinco horas antes, a mesma força tarefa encerrou uma balada clandestina, no segundo piso de um imóvel, onde 117 pessoas bebiam aglomeradas em uma choperia no Campo Belo (zona sul).

À polícia, o proprietário do comércio admitiu ter organizado a festa clandestina, argumentando ter feito isso por atualmente passar por dificuldades financeiras, decorrentes da pandemia do novo coronavírus.

Somente no mês de abril, até este domingo, a PM realizou 60.089 ações de dispersão em todo o estado, equivalendo a 2.203 ocorrências diárias do tipo.

Qualquer pessoa pode denunciar festas clandestinas e funcionamento irregular de serviços não essenciais pelo telefone 0800-771-3541 e também no site www.procon.sp.gov.br, ou pelo e-mail secretarias@cvs.saude.sp.gov.br, do Centro de Vigilância Sanitária.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.