Idosos enfrentam quase três horas de fila por vacina em UBS de São Paulo

As pessoas tiveram de esperar em pé do lado de fora de unidade da zona leste da capital paulista; gestão diz que houve maior procura

São Paulo e Rio de Janeiro

A ansiedade para receber a segunda dose da vacina de Covid-19 precisou dar lugar a paciência na manhã desta sexta-feira (16). Em uma média constante, cerca de 40 idosos, a partir de 70 anos, tiveram de aguardar quase três horas para serem vacinados na UBS (Unidade Básica de Saúde) da Cidade Satélite Santa Bárbara, São Mateus (zona leste).

A fila havia começado às 6h30 do lado de fora, antes da abertura do posto, às 7h, segundo uma das pessoas que aguardava.

"A fila anda a conta-gotas", afirmou a aposentada Maria dos Santos, 70 anos. A moradora do Jardim Santa Bárbara, mesma região da unidade de saúde, relatou, ao meio-dia desta sexta-feira (16), que estava desde as 9h30 na fila.

"No dia 26 de março, quando recebi a primeira dose, o atendimento foi bem mais rápido. Falta alguém para organizar. Estamos de pé há horas e um bem próximo ao outro. Por mais que estejamos ao ar livre e com máscara, temos aquele medo. Ainda não estamos imunizados. Nenhum funcionário veio aqui para nos dar uma satisfação", reclama.

0
Idosos enfrentam fila para tomar vacina contra a Covid-19 na UBS Cidade Satélite Santa Bárbara, em São Mateus (zona leste) - Havolene Valinhos/Folhapress

Moradora do Jardim Três Marias (zona leste), a dona de casa Vera Lúcia Bianchi, 72, reclamava de dores nas pernas. "Estamos esperando há duas horas, debaixo do sol. Falaram que está tendo uma campanha de vacinação de gripe nas escolas e, por isso, está faltando funcionários hoje, mas deveriam organizar melhor. Não é justo a gente passar por isso."

A dona de casa Laudevina Elfina dos Santos, que também mora no Jardim Santa Bárbara, contou que evita sair de casa neste momento crítico da pandemia e novas variantes. Ela enfatizou a contradição da situação.

"Todos nós somos idosos, estamos fazendo o máximo para não estar em aglomerações, mas, ao mesmo tempo, estamos aqui há quase três horas para tomar a vacina para sermos imunizados. A gente fica com muito receio e torcendo para não pegarmos o vírus", afirmou ela, que ficou 15 minutos na fila, no mês passado, para tomar a primeira dose.

A reclamação comum de quem aguardava para ser atendido era a falta de informações. "A única coisa que ocorre é um funcionário sair aqui fora, vez por outra, e perguntar se há maiores de 80 anos e deficientes na fila, pois esses teriam prioridade no atendimento, mas todos nós somos idosos na casa dos 70 anos. Esse posto é sempre assim", disseram idosos.

A assistente de escrita fiscal Adriana Piovani, 46, do Jardim Vila Carrão, em São Mateus (zona leste), estava guardando lugar na fila para a mãe, de 71 anos, e para o pai, 70, desde as 10h50. "Eles estão no carro esperando. Minha mãe tem artrose e não tem condições de ficar em pé durante todo esse tempo. Além disso, tenho medo deles ficarem nessa muvuca. Temos que cuidar deles. Afinal, só temos um pai e uma mãe. É inaceitável essa demora e essa aglomeração", afirmou.

Pelo Brasil

Outras capitais do país também registraram filas para a vacinação de idosos. Em Rio Branco (AC), que imunizou neste sábado pessoas de 60 anos ou mais, houve quem dormisse na fila de um drive thru para garantir a aplicação da dose.

“Cheguei cedo porque queria ser um dos primeiros, a vacina é pouca e podia acabar. Tô nervoso, porque é uma coisa que esperei há mais de um ano e agora estou vendo que está se realizando”, disse Raimundo da Silva, 60, ao site G1, que chegou às 2h30 na fila.

O drive-thru no campus da UFMG na Pampulha, em Belo Horizonte (MG), também registrou longa fila para idosos que recebiam a segunda dose da vacina.

Em Porto Alegre, que imuniza neste sábado pessoas com 62 anos, também já tinha interessados aguardando a imunização antes da abertura dos portões de drive thrus.

Em Palmas (TO), uma fila se formou no bairro praia da Graciosa no posto de vacinação que recebia pacientes em carros. A capital do Tocantins imunizou neste sábado pessoas com 66 anos ou mais, além de profissionais de saúde.

Resposta

Em nota, a CRS (Coordenadoria Regional de Saúde Leste), da gestão Bruno Covas (PSDB), disse que nesta sexta-feira (16) pela manhã a UBS Cidade Satélite Santa Bárbara apresentou maior procura pela vacinação contra Covid-19 devido à segunda dose da vacina Coronavac para idosos a partir de 70 anos e a primeira dose para idosos acima de 67 anos, além de profissionais de educação a partir de 47 anos.

"Para melhor acomodar os munícipes e evitar aglomeração dentro da unidade, foram disponibilizadas cadeiras no exterior da unidade", afirmou. "A unidade ainda disponibiliza sistema de drive-thru para idosos com dificuldade de locomoção e vacinação domiciliar para os acamados", completa.

Segundo a nota, vacinação contra a gripe, iniciada no dia 12, está sendo realizada na Emef José Maria Whitaker.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.