Descrição de chapéu casamento

Número de casamentos volta a cair em São Paulo

Motivo foi a volta da cidade à fase mais restritiva na pandemia do coronavírus

São Paulo

Após uma queda histórica com a chegada da pandemia, o número de casamentos registrados na cidade de São Paulo havia subido no final de 2020. Agora, com o agravamento no número de casos e mortes por Covid, o retorno para fases mais restritivas do Plano São Paulo fez com que a procura pelo casamento civil voltasse a cair nos cartórios.

Em março, foram realizados 3.952 casamentos na cidade, segundo dados da Arpen-SP (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de SP). O registro é 35% menor que o número de dezembro do ano passado, mês de pico de casamentos durante a pandemia, com 6.083.

“A procura por casamentos continua baixa. Dá para falar, com uma certa segurança, que, nos próximos meses, não vai crescer. Acredito que o aumento somente aconteça, como foi no ano passado, quando a gente tiver uma melhora na situação da pandemia”, diz Andreia Gagliardi, diretora da Arpen-SP.

A queda no número total de casamentos em 2020 foi de 27,5%, em comparação ao ano anterior, prévio à pandemia. O mês mais significativo foi maio de 2020, que registrou um número 60,6% menor que o mesmo período de 2019. Foram registrados 2.068 casamentos no mês, em contraste aos 5.257 do ano anterior.

A partir de setembro, notava-se uma retomada nos registros. A diretora da Arpen-SP credita essa recuperação à saída de São Paulo da fase vermelha e a uma melhora no cenário.

Em dezembro do ano passado 6.083 casamentos chegaram a ser realizados nos cartórios da capital paulista. O número se aproxima do registro do mês no ano anterior, que é de 6.585 casamentos.

A produtora audiovisual, Thais Gaal, 28, e o publicitário, Vinícius Menegolo, 30, tiveram que adiantar o casamento e realizá-lo no dia 10 de fevereiro, em meio a alta de casos pelo novo coronavírus. Vinícius foi contratado para uma vaga de trabalho nos Estados Unidos e, para que pudessem morar juntos no exterior, o casal precisava do registro de casamento.

“Acho que, se a gente pudesse, não teríamos casado agora e esperado para fazer uma festa e ter todo mundo junto”, explica Thais.

Casal insiste em cerimônia restrita

Mesmo com a queda no número de casamentos por conta do agravamento no número de casos e mortes por Covid-19, ainda há casais dispostos a se arriscarem para unir as escovas. Depois de adiar a união por duas vezes, a analista de suporte de atendimento júnior Paloma Kathleen Oliveira dos Reis, 28 anos, se casou com a babá Patrizia Suzety Oliveira dos Reis, de 36, neste sábado (17) em um cartório no Jaraguá (zona norte da capital paulista).

“Decidimos adiar até que percebemos que não iria passar tão cedo a pandemia. Como já estamos juntas há cinco anos, não queríamos mais esperar para oficializar a nossa união”, afirmou Paloma.

De acordo com levantamento do cartório escolhido pelo casal, 161 uniões aconteceram entre 15 de dezembro de 2020 e 17 de fevereiro deste ano. De 15 de março até este sábado (17), apenas 91. Redução de 43%.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.