Descrição de chapéu trânsito

Rodízio noturno será mantido na cidade de São Paulo

Restrição entre 20h e 5h ficará em vigor enquanto durar o toque de recolher no estado de São Paulo

São Paulo

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) de São Paulo afirmou nesta sexta-feira (16) que irá prorrogar novamente o rodízio noturno na capital paulista. A empresa é vinculada à gestão do prefeito Bruno Covas (PSDB).

Avenida 23 de Maio com pouco movimento de carros depois das 20h após implantação do toque de recolher no estado - Eduardo Anizelli-15.mar.2021/ Folhapress

De acordo com a CET, a decisão pela manutenção do rodízio entre 20h e 5h foi tomada porque o governo do estado, gestão João Doria (PSDB), anunciou nesta sexta que irá manter o toque de recolher neste mesmo horário até, pelo menos, o dia 30.

O rodízio noturno entrou em vigor no dia 22 de março. A medida faz parte do conjunto de ações adotadas pela prefeitura para tentar conter o avanço do coronavírus no município. Quando a mudança no horário foi anunciada, Covas anunciou que o objetivo era fazer com que as pessoas dependessem menos do transporte público no horário de pico, além de forçar a diminuição na circulação de pessoas no período noturno.

Enquanto o rodízio noturno estiver vigorando, o rodízio tradicional, entre 7h e 10h e das 17h às 20h, fica suspenso. As regras, porém, são as mesmas, com restrições de acordo com o final da placa de cada automóvel.

Para os caminhões, entretanto, as regras do rodízio tradicional ficam mantidas. Com isso, os veículos pesados do dia não podem circular nos horários de pico, mas ficam livres para transitar durante a noite e madrugada.

A CET afirma também que fica mantida a Zona Azul, assim como o horário das demais restrições existentes na capital paulista, como a ZMRC (Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões) e a ZMRF (Zona de Máxima Restrição aos Fretados).

O motorista que for flagrado dirigindo em locais e horários não permitidos terá de pagar uma multa de R$ 130,16. A infração é média e o condutor recebe quatro pontos em seu prontuário, segundo o Código de Trânsito Brasileiro.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.