Estações de trens de SP lotam em pleno feriado e secretaria pede desculpas

Governo paulista admite erro em programar intervalos maiores entre as composições na manhã desta quarta-feira, o que provocou espera e aglomerações

São Paulo

Usuários de trens da capital e da Grande São Paulo relataram terem enfrentado aglomerações em plataformas de linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) na manhã desta quarta-feira (21). Segundo alguns deles, a espera chegou a 35 minutos nas estações logo nas primeiras horas, horário que é considerado de pico pelo maior movimento, mesmo no feriado —parte do comércio, por exemplo, que teve permissão para reabrir as portas no último sábado (18), funcionou neste Dia de Tiradentes.

A Secretaria de Transportes Metropolitanos admitiu que errou ao programar intervalos maiores entre os trens e pediu desculpas aos passageiros.

A recepcionista Vanessa Silva, 27 anos, embarcou na linha 11-coral na manhã desta quarta na estação Suzano. Ela conta que teve de esperar por 35 minutos até conseguir entrar no trem. "Estava lotado demais. Nunca peguei tão lotado. Fui amassada de Suzano (Grande SP) até o Brás (região central de SP), onde cheguei toda dolorida", disse.

Segundo Vanessa, a oferta de trens é sempre reduzida em domingos e feriados. "E isso em plena pandemia", reclama.

A auxiliar de enfermagem Maria Clara dos Santos, 46, também utilizou a linha 11 na manhã desta quarta. Ela chegou à estação Ferraz de Vasconcelos perto das 6h e também teve de esperar até conseguir embarcar.

Maria Clara, que trabalha com atendimento na casa de pacientes, afirma que a superlotação fez ela ficar com medo de se contaminar com o coronavírus. "Ainda mais porque tinha muita gente gritando e falando ao mesmo tempo. Tinha até passageiro no chão", relata.

Ela fez baldeação na Luz para a linha 1-azul do metrô. Segundo a auxiliar de enfermagem, o ramal também estava lotado, mas a situação era um pouco melhor do que na CPTM.

Pelo rede social Twitter, um usuário identificado como Cesar Porto afirmou ter esperado até 20 minutos por um trem na linha 11-coral da CPTM em publicação que fez às 5h19 desta quarta-feira. Os passageiros também publicaram fotos de vagões e estações da CPTM lotadas.

Movimentação de passageiros na estação Luz da CPTM, na manhã desta quarta-feira (21) - Bruno Escolástico/Photo Press/Folhapress

Um pouco mais tarde, às 6h36, ainda pelo Twitter, o usuário identificado como Cesar Lima mencionou que os trens estavam com intervalo de 35 minutos na estação Guaianases (zona leste). “E povo se mantendo [sic] para conseguir entrar no vagão. Hoje eu perdi o meu dia de trabalho. Não consegui entrar no trem”, relatou em trecho da publicação.

Alguns chegaram a mencionar erradamente que o prefeito Bruno Covas (PSDB) antecipou o feriado de Tiradentes desta quarta-feira. Entretanto, ele foi mantido.

O problema provocou aglomerações de passageiros, que se queixavam do risco de contaminação pelo novo coronavírus.

Por intermédio de sua conta oficial no Twitter, a CPTM respondeu às críticas de forma padrão para todos aqueles que a mencionam. “Bom dia. Por se tratar do feriado nacional de Tiradentes, programamos um intervalo maior entre os trens. Operamos com os intervalos dos domingos e feriados”, informa o texto.

Em vídeo enviado à TV Globo no caminho para a inauguração de uma ponte na zona sul na manhã desta quarta-feira, o secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, reconheceu o erro e pediu desculpas. "Já corrigimos o erro, trens estão operando e no horário de pico teremos intervalo menor de acordo com a demanda da população. Quero pedir desculpas aos usuários", disse o titular da pasta da gestão João Doria (PSDB).

Resposta

Em nota, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, da gestão João Doria (PSDB) afirmou ter determinado que a CPTM colocasse mais trens em circulação nesta quarta-feira para atender a demanda que está acima da média para um feriado.

"Os ajustes já foram feitos, contemplando inclusive o horário de pico da tarde. A STM reconhece o erro de operar com maiores intervalos e esclarece que obras para melhorias nas linhas da CPTM estavam programadas para o dia de hoje [quarta] pela manhã e pede desculpas aos passageiros", afirmou.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.