Descrição de chapéu câncer

Bruno Covas diz em comunicado que precisa colocar 'força e foco' na sua saúde

Prefeito de São Paulo se licencia do cargo para se dedicar a tratamento contra câncer

São Paulo

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), disse em comunicado publicado em suas redes sociais na noite deste domingo (2) que precisa colocar toda "força e foco em sua saúde". O tucano decidiu se licenciar do cargo a partir desta segunda-feira (3).O vice-prefeito Ricardo Nunes (MDB) assumirá o cargo.

Covas está se tratando de um câncer no sistema digestivo com metástase óssea e voltou a ser internado na tarde deste domingo (2). No comunicado, o prefeito agradeceu o apoio e carinho que tem recebido. "Com força, foco e fé venceremos."

"Nesses últimos meses, a vida tem me apresentado enormes desafios. Tenho procurado enfrentá-los com fé, cabeça erguida e com muita determinação", escreve ele no texto. O político acrescenta que assumiu um compromisso com a cidade e tem sido "o mais transparente possível" com a situação da sua saúde.

Bruno Covas - Divulgação -27.mai.2020/Governo do estado de São Paulo

Ele afirma que segue à risca as orientações da equipe médica e que vinha trabalhando em regime de teletrabalho. "Mas agora, diante dos novos focos da doença, meu corpo está exigindo que eu dedique mais tempo ao tratamento, que entra em uma fase muito rigorosa."

Covas prossegue: "Nesse momento, com muita força e foco que preciso colocar na minha saúde, fica incompatível o exercício responsável de minhas funções como prefeito de São Paulo, por isso, vou solicitar à Câmara de Vereadores uma licença do cargo pelo período de 30 dias, para me dedicar integralmente à minha recuperação."

Ele conclui afirmando que confia no trabalho do vice-prefeito, Ricardo Nunes, que assumirá a maior prefeitura do país, e dos secretários e secretárias municipais.

O câncer do prefeito originou-se na cárdia, uma válvula no trato digestivo, e depois afetou também o fígado. Ele iniciou tratamento ainda em 2019.

Entre outubro de 2019 e fevereiro último, o prefeito fez oito sessões de quimioterapia. As lesões cancerígenas regrediram, mas não desapareceram por completo.

Em fevereiro, um novo nódulo no fígado foi descoberto. Na ocasião, a equipe médica disse que o câncer no sistema digestivo que ele trata desde 2019 conseguiu "ganhar terreno", mas que ainda era menor do que o primeiro encontrado há dois anos.

No último dia 16, os médicos anunciaram que exames detectaram o surgimento de novos focos de câncer no fígado e ossos do prefeito.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.