A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) anunciou a criação de um novo serviço que irá ligar a região do ABC até a cidade de Jundiaí (58 km de SP) sem necessidade de baldeação na estação do Brás, na região central da capital paulista, onde ocorre. Na prática, trata-se de uma integração entre as linhas 10-turquesa (Brás/Rio Grande da Serra) e 7-rubi (Brás/Jundiaí).
O Serviço 710, como foi batizado (em alusão aos números das duas linhas integradas), começará a operar na próxima terça-feira (4) e funcionará todos os dias, das 4h à meia-noite, incluindo fins de semana e feriados. Ao todo, o percurso terá 31 paradas e poderá ser feito em 2 horas e 8 minutos, de acordo com a companhia.
Segundo a CPTM, nos horários de pico da manhã e da tarde, haverá uma concentração maior de trens entre as estações Francisco Morato (Grande SP) e Mauá (ABC). "Neste trecho, a demanda de passageiros é maior, e o intervalo médio entre os trens será de 6 minutos. Nas pontas, entre Francisco Morato e Jundiaí e entre Mauá e Rio Grande da Serra, o intervalo médio será de 12 minutos", diz empresa.
Antes da criação do Serviço 710, o intervalo entre os trens da estação de Jundiaí até Francisco Morato era de 18 minutos. Outra facilidade, informa a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, gestão João Doria (PSDB), será a possibilidade de os passageiros da linha 7 acessarem o metrô sem necessidade de conexão entre trens. O acesso será por meio da estação Tamanduateí, que tem ligação com a linha 2-verde.
"Vale lembrar que o Expresso Linha 10, entre as estações Santo André e Tamanduateí, com parada apenas em São Caetano, continua funcionando normalmente nos horários já estabelecidos", acrescenta a CPTM. A companhia afirma ainda que algumas estações terão mudanças nas plataformas de embarque e desembarque, mas que as alterações serão comunicadas por meio de avisos sonoros e visuais.
Alterações nas linhas
Recentemente, as duas linhas passaram por mudanças nos pontos de destino na capital paulista. A linha 7, que ia somente até a Luz, passou a chegar até o Brás. A mudança foi anunciada em novembro de 2019, mas a extensão era feita somente nos dias úteis. Em agosto do ano passado, o trajeto até o Brás passou a ser feito todos os dias.
No caso da linha 10, a situação foi inversa. Até 2011, o ramal, que atende os municípios do ABC paulista, ia até a Luz. Naquele ano, a CPTM alterou o trajeto, que passou a ter o Brás como ponto final. Em 2016, a companhia criou o Expresso Linha 10, que conecta as estações Prefeito Celso Daniel-Santo André e Tamanduateí, com parada somente em São Caetano.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.