O governo do estado de São Paulo entregou, nesta terça-feira (15), o Terminal Metropolitano Carapicuíba. A obra começou na gestão Geraldo Alckmin (PSDB), em 2016, mas sofreu seguidos atrasos e só foi entregue neste ano.
De acordo com a gestão João Doria (PSDB), foram investidos R$ 29,2 milhões no projeto. Pelo local, passam 100 mil passageiros diariamente por meio da integração com os ônibus do transporte municipal e com os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A frota total será de 102 ônibus.
Construído pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), vinculada à Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos, a obra faz parte do Corredor Metropolitano Itapevi - São Paulo, com 11 km de extensão. O terminal conta com 17 linhas de ônibus distribuídas em seis plataformas cobertas, sendo seis linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU e 11 serviços municipais de Carapicuíba.
O secretário executivo da Secretaria de Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, afirmou que a obra integra o sistema municipal de transporte, o intermunicipal de transporte e a linha 8-diamante da CPTM. Segundo ele, mais de R$ 2 bilhões serão investidos pela concessionária na modernização de todas as estações das linhas 8 e 9.
Linhas intermunicipais que operam no terminal
- 307 - Carapicuíba (terminal rodoferroviário de Carapicuíba) / Cotia (km 24 - rodovia Raposo Tavares)
- 020 - Carapicuíba (Vila Dirce) / Osasco (Vila Yara) via avenida dos Autonomistas
- 022 - Carapicuíba (Vila Dirce) / Osasco (Vila Yara) via Osasco (Centro)
- 134 - Barueri (Parque Viana) / Osasco (Centro)
- 345 - Barueri (Vale Do Sol) / Osasco (Vila Yara)
- 428 - Barueri (Jardim Do Líbano) / Osasco (Vila Yara)
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.