Postos de saúde estão com falta de Coronavac para segunda dose em SP

Em pesquisa a dez UBSs, só duas tinham os imunizantes para reforço nesta terça-feira (29)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Paulistanos estão enfrentando dificuldades para encontrar a dose de reforço da Coronavac nos postos de saúde. Para evitar problemas, a dica é a de, antes de sair de casa, verificar se a unidade dispõe do imunizante.

A situação está levando as pessoas a tomarem a segunda dose fora do intervalo estipulado pela própria prefeitura, de até 28 dias.

Uma dessas pessoas foi a filha de 39 anos do aposentado Raul de Campos Marques Júnior, de 63 anos. Por ser psicóloga, ela já tomou a primeira dose, entretanto, teve dificuldade em encontrar a dose de reforço. Marques Júnior conta que na primeira vez que a filha procurou pelo imunizante, no dia 21 deste mês, data marcada pelos atendentes da UBS Novo Jardim, na região de Santo Amaro (zona sul), ela saiu de lá sem conseguir completar o seu esquema vacinal. Uma pessoa só é considerada imunizada após a segunda dose da vacina.

“Na data informada, fomos atrás da segunda dose e quando chegamos na UBS, apesar de o pessoal sempre atender com educação e ser atencioso, informaram que não tinha Coronavac”, afirmou o aposentado. “Procuramos em outras cinco unidades aqui da região e a resposta foi sempre a mesma”, disse.

A busca terminou na manhã desta terça-feira (29), oito dias depois do tempo previsto, quando a psicóloga recebeu uma ligação da UBS informando que havia chegado doses da Coronavac, e ela foi vacinada.

"Ficamos preocupados que pudesse demorar mais e que, de repente, a eficácia da vacina acabasse perdida", afirmou Marques Júnior.

Sondagem

Sem se identificar, a reportagem do Agora ligou para dez UBSs diferentes nesta terça à procura da dose de reforço do imunizante. Destas, o imunizante produzido no Brasil pelo Instituto Butantan em parceira com o farmacêutica chinesa Sinovac, só estava disponível em duas delas.

A reportagem procurou dez UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de todas as regiões da cidade e apenas duas tinham a Coronavac para segunda dose nesta terça-feira (29).

Havia Coronavac para segunda dose apenas na UBS Parque da Lapa (Vila Leopoldina), na zona oeste, e na UBS Nossa Senhora do Brasil (Bela Vista), na região central.

Não havia o imunizante nas seguintes UBSs:

Resposta

Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde disse que está realizando remanejamentos para reabastecer as UBSs que estejam com falta da Coronavac e afirma que em caso de ausência do imunizante para segunda dose, a unidade básica de saúde se prontifica a ligar para avisar sobre a chegada de novas doses para que a vacinação seja efetivada.

A pasta disse também que nesta fase da campanha de vacinação contra a Covid-19, o município dispõe de doses em suas UBSs saúde para o público elegível e que o repasse de vacinas é feito pelo Ministério da Saúde, por meio do governo do estado. Nesta terça-feira (29), a capital recebeu 264 mil doses da vacina AstraZeneca.

Até a última segunda-feira (28), São Paulo aplicou 6.822.550 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 5.111.652 primeira dose e 1.710.898 segunda dose, afirmou a secretaria.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que o PEI (Plano Estadual de Imunização) contra a Covid-19 foi elaborado e é realizado de forma a garantir doses para completar o esquema vacinal dos públicos-alvo dos 645 municípios do Estado.

"Os imunizantes são direcionados para cada etapa da campanha com as devidas orientações, e cabe às prefeituras a organização, distribuição aos postos de vacinação e a aplicação das doses", informa o texto.

A pasta ressalta que o esquema vacinal completo de imunização contra a Covid-19 prevê duas doses tanto da vacina do Butantan (intervalo de 28 dias), quanto da Fiocruz e Pfizer (12 semanas).

"Se o prazo for ultrapassado, é fundamental que o cidadão procure um posto assim que possível para orientações e para completar a imunização. Não é recomendado o uso de imunizantes diferentes, pois não há evidências científicas quanto à eficácia", afirmou.

A secretaria lembrou ainda que a vacina da Janssen começou a ser aplicada nesta semana e o esquema prevê apenas uma dose. "Os municípios devem ainda realizar o cadastro devido de todos na plataforma VaciVida, justamente para dar transparência à população e ajudar no monitoramento do ritmo de vacinação, bem como no planejamento da Secretaria de Estado da Saúde para a distribuição das demais grades de vacinas", informa o texto.

Procurado, o Ministério da Saúde não respondeu aos pedidos de informações até a conclusão deste texto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.