Veja a data de vacinação de quem tem de 41 a 45 anos na cidade de São Paulo

Pelo novo calendário, quem tem de 44 a 45 anos pode ir nesta terça (29) a um posto de vacinação contra o coronavírus na capital paulista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo definiu o calendário para vacinação de pessoas na faixa etária de 41 a 45 anos na capital paulista. A previsão é que a imunização aconteça até a quarta--feira da semana que vem (7).

De acordo com a prefeitura, 940 mil moradores da capital paulista estão nesta faixa etária. Porém, a gestão Ricardo Nunes (MDB) calcula que 360 mil já tenham sido vacinados por pertencerem a grupos prioritários, como profissionais da saúde, professores e pessoas com comorbidades.

Nesta terça-feira (29), quem tem entre 45 e 44 anos já poderá se vacinar. Os moradores da capital paulista com 42 e 43 anos serão imunizados na quarta (30) e na quinta (1º).

Já entre segunda (5) e quarta (7), segundo o plano da prefeitura, paulistanos com 41 anos poderão buscar as vacinas.

Na próxima sexta (2), está prevista uma repescagem para quem tem entre 42 e 44 anos, iniciativa para buscar pessoas que estão no plano de imunização da cidade, mas ainda não procuraram postos de saúde para tomar a vacina contra o coronavírus. O sábado será reservado apenas para aplicação de segunda dose. Nesta segunda (28), a capital de São Paulo começou a vacinar pessoas com 46 anos.

​Calendário de vacinação na cidade de São Paulo

  • 45 e 44 anos: terça-feira (29)
  • 43 e 42 anos: quarta-feira (30) e quinta-feira (1º)
  • Repescagem: sexta-feira (2)
  • Apenas segunda dose: sábado (3)
  • 41 anos: de segunda (5) a quarta (7)

Em entrevista ao canal de notícias CNN na manhã desta segunda-feira, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) disse que "precisa ter vacina para vacinar" a população de São Paulo.

Nunes afirmou que a capital tem cerca de 340 mil doses no estoque para vacinar o público de 46 e 45 nesta segunda (28) e terça-feira (29), respectivamente, que soma 215 mil pessoas. Com isso, sobram 125 mil para vacinar os de 44 anos, que são 135 mil. Ou seja, pelas contas do prefeito, faltam 10 mil doses. "Estamos trabalhando no limite da quantidade de doses", afirmou.

O prefeito não disse na entrevista se comunicou ao governo do estado sobre o estoque de doses na capital nem se solicitou mais imunizantes.

No final da tarde desta segunda, a Secretaria de Estado da Saúde informou que a cidade de São Paulo receberá nesta terça-feira (29), 264 mil doses de vacina contra a Covid-19. Segundo a pasta, o lote faz parte de 750 mil doses de vacinas para avanço da campanha nos públicos de 40 a 42 anos em todo o estado.

“Com essas doses, o município poderá prosseguir com a campanha e começar a imunização do público de 42 anos nesta quarta-feira (30)”, informa o texto.

Embora o governo do estado venha informando que a vacinação já está disponível para pessoas de 43 anos a 49 anos, a capital decidiu escalonar a imunização.

Para conseguir imunizar todas as pessoas de 46 anos a 18 anos de idade contra a Covid-19 até o dia 15 de setembro, a Prefeitura de São Paulo terá que vacinar, em média, 49.545 pessoas por dia com a primeira dose. Dados da própria administração municipal indicam que de 19 de janeiro deste ano até agora, foram aplicadas 4.826.605 primeiras doses, numa média diária de 35.752.

Ou seja, para cumprir o calendário, a prefeitura precisa acelerar o ritmo diário em 38% até o dia 15 de setembro para cumprir a meta estabelecida.

No último dia 21, a falta de doses em mais de 300 pontos levou a prefeitura de São Paulo a suspender a vacinação no dia seguinte. A vacinação foi retomada na quarta-feira (23). Entretanto, foram observados desabastecimentos pontuais em diversos horários do dia em dezenas de unidades até a última sexta-feira (25).

CONFIRA A LISTA COMPLETA DOS POSTOS DE VACINAÇÃO

Para que a aplicação ocorra de forma rápida possível, a administração municipal pede que o interessado em receber a dose realize um pré-cadastro no site Vacina Já (vacinaja.sp.gov.br).

Para tentar evitar os problemas com falta de doses, a prefeitura anunciou no último sábado (26) que as pessoas que forem tomar a segunda dose da Coronovac deverão procurar os postos de saúde no período da tarde.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.