Confira o calendário da 2ª dose para quem tem de 60 a 34 anos na cidade de SP

Dica é a de conferir nome do fabricante e a data prevista indicados no cartão entregue na 1ª dose

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A partir da próxima semana, pessoas entre 60 e 62 anos de idade que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 das fabricantes Astrazeneca ou Pfizer já poderão tomar a dose de reforço do imunizante. A vacinação dessas pessoas começou no dia 6 de maio, segundo o calendário divulgado pela Prefeitura de São Paulo, gestão Ricardo Nunes (MDB).

O intervalo entre a primeira e segunda dose para as vacinas da Astrazeneca e da Pfizer é de 12 semanas, enquanto o da Coronavac é de quatro semanas. O único caso que a regra não se aplica é o da Janssen, de dose única. O vacinado deve sempre conferir o papel entregue na primeira ida ao posto de vacinação. Ele consta dados importantes que serão usados para a dose de reforço, tais como a data prevista para a segunda e a marca do imunizante.

Como a imunização teve prosseguimento em junho deste ano, as segundas doses de outras faixas etárias ficaram mais adiante. Quem tomou um dos imunizantes com maior intervalo de tempo entre as doses só deverá retornar ao posto em setembro.

“Tivemos um início tardio da vacinação e a gente ficou até abril e maio com um ritmo bem lento de vacinação. A partir do recebimento de outras marcas, o ritmo melhorou. A expectativa é que a gente tenha vacinado com a primeira dose toda a população adulta até o final de agosto no Brasil. Claro que poderia ter sido melhor, mas a gente já consegue enxergar os resultados da vacinação, pensando em número de internações e óbitos”, diz Camila Sacchelli, especialista em doenças infecciosas e parasitárias do CCBS (Centro de Ciências Biológicas e da Saúde) da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

“Estamos caminhando bem agora e a expectativa é que no próximo semestre a gente consiga manter essa produção e chegada de vacinas pensando em suprir a segunda dose de todo mundo”, completa a especialista.

Ainda segundo médica, a segunda dose é essencial para uma imunização completa da pessoa. “A segunda dose é fundamental porque o que temos de dados de eficácia da vacina são com o cronograma completo de imunização. Não podemos deixar que as pessoas deixem de tomar a segunda dose. Todos os dados são com as duas doses, pode ser que somente com a primeira, o alcance seja de curta duração e quanto mais exposições o sistema imune tem ao mesmo antígeno, melhor a resposta do corpo para a doença é mais rápida e eficiente”, destaca.

“É importante também reforçar que mesmo as pessoas vacinadas, enquanto estivermos com a condição de alta transmissibilidade, devem manter distanciamento, evitar aglomerações, principalmente em lugares fechados, e usar a máscara sempre”, comenta a especialista.

34 anos

Paralelamente, a primeira dose segue sendo distribuída na cidade de São Paulo. Nesta segunda-feira (19), pessoas de 34 anos puderam se vacinar. A escala diária decrescente por idade dos "trintões" termina na próxima sexta-feira (23) com a imunização de moradores da capital paulista de 30 anos. No sábado (24) haverá uma repescagem para quem não conseguiu ser vacinado ao longo da semana e para a aplicação da segunda dose.

Cerca de 600 postos de vacinação estarão abertos na cidade, com horários que vão das 7h às 19h, em 468 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), pontos de drive-thru --em que não é preciso descer do carro--, farmácias e megapostos para pedestres, além de estações de metrô, da CPTM e terminais da EMTU (empresa municipal de transporte urbano).

CONFIRA ONDE SE VACINAR EM SÃO PAULO

É recomendável cadastro no site Vacina Já para agilizar o andamento da fila. Também é preciso levar documento com foto e comprovante de endereço da cidade de São Paulo. A comprovação pode ser feita apresentando uma conta física ou digital.

Faltosos

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, afirma que até esta segunda-feira (19), cerca de 173.557 mil pessoas eram aguardadas para receber a segunda dose da vacina contra Covid-19, segundo dados da plataforma Vacivida, sendo 69.893 para Coronavac e 103.664 para Astrazeneca.

Ainda segundo a secretaria, a busca ativa por pessoas que deixaram de tomar a segunda dose segue sendo feita pela prefeitura.

“A SMS extrai do sistema Vacivida a relação de pessoas que ainda não receberam a segunda dose do imunizante, é realizado o georreferenciamento entre o endereço do munícipe e a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima dele e, então, os profissionais da unidade entram em contato com as pessoas para orientá-las sobre a importância da vacinação correta e verificar os motivos da abstenção. As UBSs que possuem equipes do Programa Estratégia Saúde da Família também fazem parte deste trabalho”, escreve o órgão.

“Os Agentes Comunitários de Saúde, em suas visitas casa a casa, alertam a população da importância da imunização correta com as duas doses e, também, monitoram os pacientes que não tomaram nenhuma das doses ou apenas a primeira dose. Os médicos e enfermeiros também realizam o alerta durante o atendimento médico”, completa a Secretaria Municipal da Saúde.

Vacinação contra a Covid-19 na cidade de São Paulo

Faixa etária Data da primeira dose Segunda dose (Coronavac) Segunda dose (Astrazeneca ou Pfizer)
De 62 a 60 anos 6 de maio 3 de junho 29 de julho
59 e 58 anos 14 de junho 12 de julho 6 de setembro
57 e 56 anos 16 de junho 14 de julho 8 de setembro
55 e 54 anos 17 de junho 15 de julho 9 de setembro
53 e 52 anos 18 de junho 16 de julho 10 de setembro
51 e 50 anos 19 de junho 17 de julho 11 de setembro
49 anos 23 de junho 21 de julho 15 de setembro
48 anos 24 de junho 22 de julho 16 de setembro
47 anos 25 de junho 23 de julho 17 de setembro
46 anos 28 de junho 26 de julho 20 de setembro
45 e 44 anos 29 de junho 27 de julho 21 de setembro
43 e 42 anos 30 de junho 28 de julho 22 de setembro
41 anos 5 de julho 2 de agosto 27 de setembro
40 anos 7 de julho 4 de agosto 29 de setembro
39 anos 8 de julho 5 de agosto 30 de setembro
38 anos 9 de julho 6 de agosto 1 de outubro
37 anos 12 de julho 9 de agosto 4 de outubro
36 anos 15 de julho 12 de agosto 7 de outubro
35 anos 16 de julho 13 de agosto 8 de outubro
34 anos 19 de julho 16 de agosto 11 de outubro

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.