Homem se recusa a comprovar endereço para tomar vacina contra Covid e causa confusão

Imagens mostram que ele discutiu com funcionários em UBS da zona sul de São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um homem que aguardava na fila para ser imunizado contra a Covid-19 se recusou a mostrar o comprovante de residência e acabou gerando confusão na UBS Sigmund Freud, em Moema, zona sul de São Paulo. O caso ocorreu nesta sexta-feira (9), dia em que pessoas de 38 anos de idade foram imunizadas.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o homem discutiu com outro usuário, que aguardava na fila, e os dois começaram a discutir. Depois disso, iniciaram uma briga.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram que funcionários com jalecos brancos tentaram separar os dois, sem sucesso. No meio da confusão também é possível ver alguém de uniforme preto, vestimenta comumente usada por vigias terceirizados, tentando acalmar os ânimos dos dois brigões mas que também não consegue impedir a confusão.

Funcionários da UBS Sigmund Freud, em Moema, zona sul de São Paulo, tentam conter briga entre usuários; confusão começou depois que um deles se recusou a apresentar comprovante de residência para tomar a vacina contra a Covid-19 - Reprodução/TV Globo

Ainda segundo a pasta, o homem que se negou a apresentar o documento deixou a unidade sem se vacinar. Já o outro recebeu a vacina normalmente.

Apesar da troca do que parecem ser tentativas de socos entre os dois, não houve feridos, e, portanto, não houve necessidade de condução deles ao distrito policial, segundo a prefeitura.

Quem foi chamada para atender a ocorrência foi a GCM (Guarda Civil Metropolitana), porém, ao final, foi feito apenas um registro interno dos fatos na própria UBS.

Comprovante

O comprovante de residência para tomar a vacina contra a Covid-19 passou a ser exigido no dia 27 de maio.

A medida foi uma forma de garantir que apenas moradores da capital sejam vacinados contra a Covid-19 nos postos da cidade. Apesar de não ser considerada ilegal, ela não é consenso entre especialistas.

Neste sábado (10) os pontos de vacinação estão abertos para imunizar pessoas de 38 anos a 41 anos na chamada repescagem. Trata-se de pessoas que não conseguiram ir na data estipulada para a sua idade se vacinar contra a Covid-19.

Na próxima segunda-feira (12) serão vacinadas pessoas de 37 anos, que somam 149 mil pessoas na capital.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.