Descrição de chapéu transporte público

Bilhete Único sem cadastro deixa de ser aceito em 1° de setembro na capital paulista

Usuário deve fazer a mudança para o cartão personalizado para não ter surpresas na catraca e não perder seus créditos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os cartões de Bilhete Único sem cadastro deixarão de ser aceitos no transporte público de São Paulo (ônibus, metrô e trem), em 1° de setembro. A partir desta data, somente poderá passar pela catraca quem tiver cartões personalizados, em que constam o nome e o CPF do titular.

Para evitar surpresas ao tentar passar pela catraca, é importante que o usuário faça o quanto antes seu cadastro no site da SPTrans. Para efetuar o registro online é preciso ter em mãos RG, CPF e o CEP residencial, além de uma foto digitalizada, tamanho 3x4 e com fundo neutro. Não é necessário o deslocamento, já que tudo pode ser realizado de forma remota, exceção apenas se o passageiro não conseguir encaminhar a foto pelo sistema eletrônico. Nesse caso, a pessoa deve se dirigir até um posto da SPTrans.

A prefeitura afirma que se houver dúvida sobre a necessidade de trocar o cartão, basta verificar o número impresso no verso do Bilhete Único. Caso iniciem com os números 59, 71 ou 110, é preciso passar pelo procedimento.

De acordo com a SPTrans, após o usuário obter o novo cartão, que deve ser retirado em um dos postos, o passageiro poderá solicitar a transferência dos créditos remanescentes no bilhete sem cadastro, desde que registrado no mesmo CPF do bilhete anterior. A transferência, segundo o órgão, é simples, basta apenas o usuário inserir o cartão novo em uma das máquinas de autoatendimento.

Segundo a gestão municipal, "a medida tem como principal foco reforçar o combate às fraudes no sistema de transportes e, consequentemente, prejuízos aos cofres públicos e também aos passageiros".

Saiba como obter um Bilhete Único personalizado

- Acesse o site da SPTrans
- Selecione a opção "Cadastre-se"
- Insira seus dados
- Envie a foto 3x4
- Depois de ler o termo de ciência, clique no botão "concordo"
- Adicione suas informações pessoais
- Após ter sua foto aprovada, basta se dirigir a um posto e retirar seu Bilhete Único

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.