Os cartões de Bilhete Único sem cadastro deixarão de ser aceitos no transporte público de São Paulo (ônibus, metrô e trem), em 1° de setembro. A partir desta data, somente poderá passar pela catraca quem tiver cartões personalizados, em que constam o nome e o CPF do titular.
Para evitar surpresas ao tentar passar pela catraca, é importante que o usuário faça o quanto antes seu cadastro no site da SPTrans. Para efetuar o registro online é preciso ter em mãos RG, CPF e o CEP residencial, além de uma foto digitalizada, tamanho 3x4 e com fundo neutro. Não é necessário o deslocamento, já que tudo pode ser realizado de forma remota, exceção apenas se o passageiro não conseguir encaminhar a foto pelo sistema eletrônico. Nesse caso, a pessoa deve se dirigir até um posto da SPTrans.
A prefeitura afirma que se houver dúvida sobre a necessidade de trocar o cartão, basta verificar o número impresso no verso do Bilhete Único. Caso iniciem com os números 59, 71 ou 110, é preciso passar pelo procedimento.
De acordo com a SPTrans, após o usuário obter o novo cartão, que deve ser retirado em um dos postos, o passageiro poderá solicitar a transferência dos créditos remanescentes no bilhete sem cadastro, desde que registrado no mesmo CPF do bilhete anterior. A transferência, segundo o órgão, é simples, basta apenas o usuário inserir o cartão novo em uma das máquinas de autoatendimento.
Segundo a gestão municipal, "a medida tem como principal foco reforçar o combate às fraudes no sistema de transportes e, consequentemente, prejuízos aos cofres públicos e também aos passageiros".
Saiba como obter um Bilhete Único personalizado
- Acesse o site da SPTrans
- Selecione a opção "Cadastre-se"
- Insira seus dados
- Envie a foto 3x4
- Depois de ler o termo de ciência, clique no botão "concordo"
- Adicione suas informações pessoais
- Após ter sua foto aprovada, basta se dirigir a um posto e retirar seu Bilhete Único
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.