Descrição de chapéu Coronavírus

Capital paulista vai antecipar vacinação de jovens a partir de 12 anos

Secretaria Municipal da Saúde planeja iniciar a imunização de 93 mil pessoas de 12 a 15 anos na próxima segunda-feira (23), mas ainda espera chegada de doses da Prizer

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Prefeitura de São Paulo planeja antecipar a vacinação contra a Covid-19 de jovens de 12 a 15 anos de idade com comorbidade na próxima segunda-feira (23). A informação deverá ser anunciada na manhã desta sexta-feira (20) pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB).

A meta é imunizar cerca de 93 mil pessoas dessas idades, mas a prefeitura ainda espera a chegada de um lote com 92.868 vacinas de imunizantes da Pfizer, o único autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para a aplicação em menores de idade no país.

Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde disse na noite desta quinta (19) que os imunizantes devem chegar nesta sexta, assim como 224.500 doses de Coronavac para aplicação de reforço em adultos.

O planejamento inicial, inclusive, era começar a vacinação desse grupo nesta sexta, como disse o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, em entrevista ao Agora.

Pelo calendário do governo estado, a previsão é vacinar o grupo de 12 a 15 anos com comorbidades entre 26 e 29 de agosto nos municípios paulistas.

Nesta quarta-feira (18) começou a vacinação de jovens de 16 a 17 anos, também com comorbidades, deficiência permanente (física, sensorial ou intelectual), além de gestantes e puérperas, na cidade de São Paulo. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, foram aplicadas 3.590 doses no primeiro dia.

A meta do governo João Doria (PSDB) é que todos os adolescentes do estado possam ter recebido a primeira dose da vacina até 12 de setembro.

"A vacinação, de uma forma geral, está incrível, porque na segunda-feira [16] foram aplicadas 186 mil doses e na quarta, 192 mil [entre primeira, segunda e dose única para adultos]. A adesão está enorme. Já a de jovens está ainda baixa. Não sei se por algum receio", afirmou Aparecido.

"Faremos um esforço para divulgar a vacinação, embora isso tenha sido já feito bastante", acrescentou o titular da pasta da Saúde.

​Por se tratar de um universo de mais quase 40 mil jovens ainda não vacinados, entre 16 e 17 anos, fica inviável realizar a busca ativa, acrescentou Aparecido, como já foi feito pela prefeitura para garantir a aplicação de segunda dose em adultos que não compareceram nos postos nas datas marcadas para o reforço.

"Vamos avaliar [os números]. Dependendo de como for a adesão, abriremos a vacinação para outras faixas [etárias], mas ainda só com comorbidades", destacou o secretário.

Calendário

A vacinação conforme o cronograma estadual ocorrerá em duas fases: até o dia 29 deste mês, serão imunizados adolescentes com deficiências ou comorbidades, além de grávidas e puérperas. Do dia 30 de agosto a 12 de setembro, os demais.

Entre as comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde estão doenças cardiovasculares, diabetes, pneumopatias crônicas, cirrose hepática, obesidade mórbida e casos de hipertensão. Esse grupo deve comprovar o seu estado de saúde por meio de exames, prescrição médica, receitas ou relatórios, contendo CRM do médico responsável.

Também é preciso levar comprovante de endereço e documento com foto. Os adolescentes precisam estar acompanhados dos pais ou de um responsável.

Nesta quinta foi liberada a imunização dos chamados "sommeliers de vacina", pessoas que acabaram indo para o fim da fila por tentar escolher a marca da vacina a ser tomada, descumprindo uma lei que entrou em vigor, na capital paulista, há cinco semanas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.