Descrição de chapéu Mobilidade trânsito

Faixas reversíveis e exclusivas para ônibus serão retomadas na capital paulista

Medida, que estava suspensa por causa da pandemia, voltará na próxima segunda-feira (23), após aumento dos índices de lentidão no trânsito

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São Paulo

A Prefeitura de São Paulo vai reativar a operação das faixas reversíveis e as exclusivas para ônibus, a partir da próxima segunda-feira (23), na capital paulista. Segundo a Secretaria de Mobilidade e Trânsito e a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a medida, que estava suspensa desde 23 de março do ano passado por causa da quarentena da pandemia do novo coronavírus, acontece em razão do aumento gradual dos índices de lentidão registrados na cidade.

Ainda segundo a gestão Ricardo Nunes (MDB), a reativação tem como objetivo proporcionar maior fluidez ao trânsito e aumentar a capacidade viária para a direção em que há mais veículos se deslocando nos horários de pico.

Usadas na capital paulista desde 1986, as faixas reversíveis, na prática, são uma inversão do sentido de circulação de uma ou mais faixas para atender o sentido de maior demanda, normalmente nos horários de pico da manhã e da tarde.

Segundo a CET, a média máxima de lentidões no pico da tarde no mês de agosto de 2021, com 192 km, aumentou em 34% em relação ao mesmo período de 2020, com 146 km, quando a flexibilização de comércios e serviços era menor e as taxas de isolamento social, maiores.

Já a média das máximas lentidões no pico da tarde no mês de agosto de 2021 representa 69% em relação aos índices de agosto de 2019, ano anterior à pandemia de Covid-19, com 283 km.

Na sexta-feira passada (13), por exemplo, o entre pico (10h30 às 16h30) contou com 271 km de lentidão e o pico da tarde (17h às 20h) foi de 260 km. Até agora, no mês de agosto, o menor entre pico foi de 114 km, no dia 2, uma segunda-feira, número muito acima da mesma situação em julho, com 88 km, no dia 27, uma terça-feira.

Segundo Rosan Coimbra, presidente da Comissão de Direito do Trânsito da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo), a volta das faixas reversíveis é importante para redução dos congestionamentos na cidade de São Paulo.

“É uma ótima ideia e o momento exige a volta dela, principalmente pelo transporte individual estar sendo muito utilizado”, afirma Rosan.

“As faixas reversíveis trazem uma maior fluidez para o trânsito porque quando uma pista é subutilizada e na outra existe congestionamento, funciona como uma forma de compensar”, completa o especialista.

“Diante dos riscos inerentes com a variante delta, é importante que a gente busque o maior número de pessoas com o transporte individual, reduzindo assim o contato entre as pessoas no deslocamento”, afirma o engenheiro especializado em mobilidade urbana, Luiz Vicente Figueira de Mello.

“As pessoas estão retornando às atividades com deslocamento e é importante ter mais faixas ofertadas”, ressalta.

Apesar de reconhecer a importância das faixas reversíveis, Mello afirma que gostaria de ter visto uma maior ampliação de faixas para outros meios de transporte individual, como ciclovias.

“Teria sido importante ter aproveitado o período para investir em mais ciclovias, por exemplo, que usa um transporte individual, mas com uma mobilidade ativa”, afirma.

“Além da bicicleta tradicional, essas faixas podem ser usadas por patinetes, bicicletas elétricas e uma série de outras alternativas que ocupam menos espaço para fazer o mesmo deslocamento por pessoa”, completa Luiz.

O especialista afirma que essa expansão poderia ter ajudado a população. “O transporte individual reduz os riscos de contaminação no deslocamento. O transporte público é ótimo, mas é um lugar de fácil contaminação”, destaca.

Resposta

Em nota, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito e da Companhia de Engenharia de Tráfego, afirma que priorizou a implantação de ciclovias e ciclofaixas no período da pandemia de Covid-19.

“Desde 2020, implantamos 181 km de novas conexões cicloviárias, ampliando a malha em 36%. A rede cicloviária da capital paulista já é a maior do país, com 684 km de extensão. Além da ampliação, foram requalificados 321 km dos 503 km previamente existentes”, diz.

Segundo a pasta, o plano de metas 2021-2024 prevê a criação de mais 300 km de novas estruturas cicloviárias.

Ainda de acordo com a pasta, a prioridade é conectar a malha ao transporte público e aos equipamentos públicos.

“A SMT e a CET mantêm diálogo com os integrantes da Câmara Temática da Bicicleta, recebendo sugestões dos cicloativistas e informando sobre o andamento das obras durante as reuniões mensais”, afirma.

Por fim, a prefeitura diz que a construção do Plano Cicloviário foi realizada e continuará sendo executada com ampla participação social, inclusive por meio de audiências públicas e outros instrumentos de participação social.

​Faixas Reversíveis | São Paulo

  • Vias e horário da implantação das faixas a partir de segunda (23)
Local Trecho Sentido Horário de funcionamento
Ponte Das Bandeiras - av. Santos Dumont Praça Campo de Bagatelle e av. do Estado Centro 6h às 10h
Av. Santos Dumont R. dos Bandeirantes e r. Rodolfo Miranda Bairro 17h às 20h
Ponte dos Remédios Av. dos Remédios e r. Major Paladino Centro 6h30 às 9h
Av. Radial Leste (Manhã) Vd. Pires do Rio e vd. Jaceguai Centro 6h às 9h
Av. Radial Leste (Tarde) R. do Glicério e r. Vilela Bairro 16h às 19h30
Ponte Irmã Agostinha - Antiga Pte Jurubatuba da r. Monastério até av. Interlagos, 4455 Centro 6h às 9h
Av. Cons.Carrão R. Jaru e r. Rodrigues Velho Centro 6h30 às 9h
Av. Cons.Carrão R. Serra de Botucatu e viaduto Antonio Abdo Centro 6h30 às 9h
Av. Giovanni Gronchi (1) / Av. Morumbi (2) R. José Pepe e av. Morumbi (1) / Praça do Crepúsculo e av. Dr. Alberto Penteado (2) Centro 6h30 às 9h30
Av. Jaguaré Ponte Jaguaré e r. Miguel Frias de Vasconcelos Bairro 17h às 20h

Exclusivas para ônibus

Local Trecho Sentido Horário de funcionamento
Ponte Da Casa Verde (Manhã) Av. Braz Leme e r. Baronesa de Porto Carreiro Centro 6h às 10h
Ponte Da Casa Verde (Tarde) R. Baronesa De Porto Carreiro e av. Braz Leme Bairro 16h às 20h
Av. Penha De França R. Caquito e r. Henrique Souza Queiroz Centro 6h às 8h30
Estrada Do M´Boi Mirim (1) / Av. Guarapiranga (2) R. Frias Vasconcelos e av. Guarapiranga / Estrada Do M'boi Mirim e r. Frederico Grotte Centro 5h30 às 8h30
Av. Guarapiranga Av. Vitor Manzini x r. Bruges até av. Guarapiranga x estr. M'Boi Mirim Bairro 16h às 20h
Estrada De Itapecerica R. Josefina Moretti e terminal João Dias Centro 5h30 às 8h30
Av. Carlos Caldeira Filho Av. Das Belezas e av. Giovanni Gronchi Centro 6h às 8h30
Ponte João Dias Term. João Dias e r. Bento Branco de Andrade Filho Centro 6h às 8h30
Ponte João Dias R. Bento Branco De Andrade Filho e terminal João Dias Bairro 17h às 20h
Ponte do Piqueri - av. Gal. Edgar Facó Av. Paula Ferreira - Av. Ermano Marchetti Centro 6h às 9h
Ponte do Piqueri Sobre ponte Bairro 17h às 20h

Vias reversíveis

Local Trecho Sentido Horário de funcionamento
Túnel Jânio Quadros Túnel Jânio Quadros Centro 6h às 10h15
R. Aiamá R. Honório Maia e av. Álvaro Ramos Centro 6h às 9h
R. Melo Peixoto R. Honório Maia e av. Álvaro Ramos Centro 6h às 9h
R. Catiguá R. Honório Maia e av. Álvaro Ramos Centro 6h às 9h
R. Toledo Barbosa R. Honório Maia e av. Álvaro Ramos Centro 6h às 9h

Fonte: CET-SP (Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo)

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