A Prefeitura de São Paulo vai reativar a operação das faixas reversíveis e as exclusivas para ônibus, a partir da próxima segunda-feira (23), na capital paulista. Segundo a Secretaria de Mobilidade e Trânsito e a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a medida, que estava suspensa desde 23 de março do ano passado por causa da quarentena da pandemia do novo coronavírus, acontece em razão do aumento gradual dos índices de lentidão registrados na cidade.
Ainda segundo a gestão Ricardo Nunes (MDB), a reativação tem como objetivo proporcionar maior fluidez ao trânsito e aumentar a capacidade viária para a direção em que há mais veículos se deslocando nos horários de pico.
Usadas na capital paulista desde 1986, as faixas reversíveis, na prática, são uma inversão do sentido de circulação de uma ou mais faixas para atender o sentido de maior demanda, normalmente nos horários de pico da manhã e da tarde.
Segundo a CET, a média máxima de lentidões no pico da tarde no mês de agosto de 2021, com 192 km, aumentou em 34% em relação ao mesmo período de 2020, com 146 km, quando a flexibilização de comércios e serviços era menor e as taxas de isolamento social, maiores.
Já a média das máximas lentidões no pico da tarde no mês de agosto de 2021 representa 69% em relação aos índices de agosto de 2019, ano anterior à pandemia de Covid-19, com 283 km.
Na sexta-feira passada (13), por exemplo, o entre pico (10h30 às 16h30) contou com 271 km de lentidão e o pico da tarde (17h às 20h) foi de 260 km. Até agora, no mês de agosto, o menor entre pico foi de 114 km, no dia 2, uma segunda-feira, número muito acima da mesma situação em julho, com 88 km, no dia 27, uma terça-feira.
Segundo Rosan Coimbra, presidente da Comissão de Direito do Trânsito da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo), a volta das faixas reversíveis é importante para redução dos congestionamentos na cidade de São Paulo.
“É uma ótima ideia e o momento exige a volta dela, principalmente pelo transporte individual estar sendo muito utilizado”, afirma Rosan.
“As faixas reversíveis trazem uma maior fluidez para o trânsito porque quando uma pista é subutilizada e na outra existe congestionamento, funciona como uma forma de compensar”, completa o especialista.
“Diante dos riscos inerentes com a variante delta, é importante que a gente busque o maior número de pessoas com o transporte individual, reduzindo assim o contato entre as pessoas no deslocamento”, afirma o engenheiro especializado em mobilidade urbana, Luiz Vicente Figueira de Mello.
“As pessoas estão retornando às atividades com deslocamento e é importante ter mais faixas ofertadas”, ressalta.
Apesar de reconhecer a importância das faixas reversíveis, Mello afirma que gostaria de ter visto uma maior ampliação de faixas para outros meios de transporte individual, como ciclovias.
“Teria sido importante ter aproveitado o período para investir em mais ciclovias, por exemplo, que usa um transporte individual, mas com uma mobilidade ativa”, afirma.
“Além da bicicleta tradicional, essas faixas podem ser usadas por patinetes, bicicletas elétricas e uma série de outras alternativas que ocupam menos espaço para fazer o mesmo deslocamento por pessoa”, completa Luiz.
O especialista afirma que essa expansão poderia ter ajudado a população. “O transporte individual reduz os riscos de contaminação no deslocamento. O transporte público é ótimo, mas é um lugar de fácil contaminação”, destaca.
Resposta
Em nota, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito e da Companhia de Engenharia de Tráfego, afirma que priorizou a implantação de ciclovias e ciclofaixas no período da pandemia de Covid-19.
“Desde 2020, implantamos 181 km de novas conexões cicloviárias, ampliando a malha em 36%. A rede cicloviária da capital paulista já é a maior do país, com 684 km de extensão. Além da ampliação, foram requalificados 321 km dos 503 km previamente existentes”, diz.
Segundo a pasta, o plano de metas 2021-2024 prevê a criação de mais 300 km de novas estruturas cicloviárias.
Ainda de acordo com a pasta, a prioridade é conectar a malha ao transporte público e aos equipamentos públicos.
“A SMT e a CET mantêm diálogo com os integrantes da Câmara Temática da Bicicleta, recebendo sugestões dos cicloativistas e informando sobre o andamento das obras durante as reuniões mensais”, afirma.
Por fim, a prefeitura diz que a construção do Plano Cicloviário foi realizada e continuará sendo executada com ampla participação social, inclusive por meio de audiências públicas e outros instrumentos de participação social.
Faixas Reversíveis | São Paulo
- Vias e horário da implantação das faixas a partir de segunda (23)
Local | Trecho | Sentido | Horário de funcionamento |
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Ponte Das Bandeiras - av. Santos Dumont | Praça Campo de Bagatelle e av. do Estado | Centro | 6h às 10h |
Av. Santos Dumont | R. dos Bandeirantes e r. Rodolfo Miranda | Bairro | 17h às 20h |
Ponte dos Remédios | Av. dos Remédios e r. Major Paladino | Centro | 6h30 às 9h |
Av. Radial Leste (Manhã) | Vd. Pires do Rio e vd. Jaceguai | Centro | 6h às 9h |
Av. Radial Leste (Tarde) | R. do Glicério e r. Vilela | Bairro | 16h às 19h30 |
Ponte Irmã Agostinha - Antiga Pte Jurubatuba | da r. Monastério até av. Interlagos, 4455 | Centro | 6h às 9h |
Av. Cons.Carrão | R. Jaru e r. Rodrigues Velho | Centro | 6h30 às 9h |
Av. Cons.Carrão | R. Serra de Botucatu e viaduto Antonio Abdo | Centro | 6h30 às 9h |
Av. Giovanni Gronchi (1) / Av. Morumbi (2) | R. José Pepe e av. Morumbi (1) / Praça do Crepúsculo e av. Dr. Alberto Penteado (2) | Centro | 6h30 às 9h30 |
Av. Jaguaré | Ponte Jaguaré e r. Miguel Frias de Vasconcelos | Bairro | 17h às 20h |
Exclusivas para ônibus
Local | Trecho | Sentido | Horário de funcionamento |
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Ponte Da Casa Verde (Manhã) | Av. Braz Leme e r. Baronesa de Porto Carreiro | Centro | 6h às 10h |
Ponte Da Casa Verde (Tarde) | R. Baronesa De Porto Carreiro e av. Braz Leme | Bairro | 16h às 20h |
Av. Penha De França | R. Caquito e r. Henrique Souza Queiroz | Centro | 6h às 8h30 |
Estrada Do M´Boi Mirim (1) / Av. Guarapiranga (2) | R. Frias Vasconcelos e av. Guarapiranga / Estrada Do M'boi Mirim e r. Frederico Grotte | Centro | 5h30 às 8h30 |
Av. Guarapiranga | Av. Vitor Manzini x r. Bruges até av. Guarapiranga x estr. M'Boi Mirim | Bairro | 16h às 20h |
Estrada De Itapecerica | R. Josefina Moretti e terminal João Dias | Centro | 5h30 às 8h30 |
Av. Carlos Caldeira Filho | Av. Das Belezas e av. Giovanni Gronchi | Centro | 6h às 8h30 |
Ponte João Dias | Term. João Dias e r. Bento Branco de Andrade Filho | Centro | 6h às 8h30 |
Ponte João Dias | R. Bento Branco De Andrade Filho e terminal João Dias | Bairro | 17h às 20h |
Ponte do Piqueri - av. Gal. Edgar Facó | Av. Paula Ferreira - Av. Ermano Marchetti | Centro | 6h às 9h |
Ponte do Piqueri | Sobre ponte | Bairro | 17h às 20h |
Vias reversíveis
Local | Trecho | Sentido | Horário de funcionamento |
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Túnel Jânio Quadros | Túnel Jânio Quadros | Centro | 6h às 10h15 |
R. Aiamá | R. Honório Maia e av. Álvaro Ramos | Centro | 6h às 9h |
R. Melo Peixoto | R. Honório Maia e av. Álvaro Ramos | Centro | 6h às 9h |
R. Catiguá | R. Honório Maia e av. Álvaro Ramos | Centro | 6h às 9h |
R. Toledo Barbosa | R. Honório Maia e av. Álvaro Ramos | Centro | 6h às 9h |
Fonte: CET-SP (Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo)
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