Neo Química Arena recebe mutirão da saúde neste sábado (7) para moradores da zona leste

Estádio do Corinthians abriga ação de promoção de bem-estar, focada na prevenção à hipertensão arterial e ao diabetes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nilson Hernandes
São Paulo

Moradores da zona leste da capital que quiserem conferir a condição de saúde podem ir à Neo Química Arena, localizada em Itaquera, neste sábado, 7, das 8h às 17h. A ação de promoção de bem-estar, focada na prevenção à hipertensão arterial e ao diabetes, ainda terá a distribuição gratuita de 1,2 kg de leite em pó por pessoa. A ação é exclusiva para moradores da zona leste.

Os organizadores da ação, que teve início nesta sexta-feirra (6), esperam receber 800 pessoas nos dois de mutirão de saúde. Os interessados devem se dirigir ao terminal de ônibus anexo à estação Corinthians-Itaquera da linha 3–vermelha. De lá, ônibus exclusivos saem a cada 30 minutos de um ponto embaixo da passarela do Poupatempo, próximo ao bicicletário e ao ponto de táxi, rumo ao estádio.

Mutirão de saúde na Neo Química Arena é voltado para moradores da zona leste da capital - Rivaldo Gomes/Folhapress

Ao chegar na arena, logo no ato do cadastro, será necessário mostrar um comprovante de residência, já que só moradores da zona leste podem ser atendidos. As pessoas farão a aferição de pressão arterial, medição da glicemia e avaliação da circunferência abdominal. “Após avaliação, identificamos se o paciente tem ou não risco cardiovascular e o direcionamos às especialidades de clínica geral, cardiologia ou nutrição”, explicou Elisângela Tolosa, do Instituto Horas da Vida, uma das instituições idealizadoras da ação.

Caso o paciente apresente uma alteração significativa durante a avaliação, a depender do caso, exames laboratoriais serão realizados no próprio local. Além disso, o paciente recebe medicação gratuita para três meses de uso. Em casos agudos, ele será acompanhado por telemedicina. Depois, orientado a procurar uma UBS (Unidade Básica de Saúde).

Exames

Estudante de psicologia e moradora do bairro A.E. Camargo, Aline Carneiro de Lima, 21, foi avisada do mutirão de saúde pela enfermeira da ONG em que trabalha. “Como tenho familiares com essas questões clínicas, decidi investigar. Mas, descobri que estou bem”, afirmou. .

Já a auxiliar de enfermagem aposentada Maria de Morais,76, recebeu a orientação médica para moderar o consumo de sal e de açúcar “Passei por cardiologista e fiz medição da diabetes. Estou bem, fui orientada a comer menos sal e açúcar”, lembrou essa avó de três netos moradora do conjunto habitacional José Bonifácio.

A distribuição gratuita do leite segue orientação de líderes comunitários. “A Cufa (Central Única das Favelas), que está conosco na organização, identificou a insegurança alimentar causada pela falta do leite durante a pandemia. Além disso, doaremos 20 mil unidades de achocolatado recebidas de uma multinacional do setor de bebidas”, disse Elisângela.

Além da Neo Química, da Cufa e do Instituto Horas da Vida, o mutirão de saúde conta com o apoio da Acesso Saúde, AmBev e o Sport Club Corinthians Paulista.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.