Descrição de chapéu Interior

Pedreiro e adolescente são mortos em assalto no litoral paulista

Quatro foram presos e um menor de 16 anos apreendido suspeitos de envolvimento no duplo assassinato; mulher e sua filha de 12 anos estão internadas, segundo a polícia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma adolescente de 17 anos e um pedreiro de 44 anos morreram após serem baleados em um assalto, por volta das 19h10 de sexta-feira (24), segundo a Polícia Militar, em Itanhaém (106 km de SP). A SSP (Secretaria da Segurança Pública) afirmou que a PM, durante uma ronda, prendeu duas mulheres, de 20 e 26 anos, dois homens, de 22 e 27, além de apreender um adolescente de 16 anos. Eles estavam em uma pousada da região.

Uma mulher de 41 anos, mãe da estudante de 17 anos assassinada durante o roubo, também foi atingida por tiros, da mesma forma que sua filha mais nova, de 12 anos. Ambas permaneciam internadas, segundo a Secretaria de Comunicação de Itanhaém, até a publicação deste texto. A jovem, ainda segundo a pasta, permanecia em estado grave no Complexo Hospitalar Irmã Dulce. Já a mulher, não teve o estado de saúde informado.

Na manhã deste sábado, a polícia havia informado sobre quatro vítimas feridas a tiros, das quais três teriam morrido. A informação foi corrigida posteriormente.

Com os presos foram apreendidos um revólver calibre 38, objetos das vítimas, além de um carro, levado da casa da família após o latrocínio (roubo seguido de morte).

Segundo a polícia, os criminosos invadiram a casa da família, renderam as vítimas e atiraram contra elas, em circunstâncias ainda investigadas pela Polícia Civil, levando um carro e objetos do local.

Viaturas movida a energia elétrica que estão fazendo rondas na zona oeste de São Paulo - Rubens Cavallari/Folhapress

Um pedreiro de 44 anos que estava no imóvel, ferido com um dos quatro tiros dados, segundo registros da Polícia Civil, morreu a caminho do hospital. A adolescente de 17 anos — filha e irmã das vítimas que permanecem internadas — que também estava na casa invadida, morreu no local do latrocínio, segundo a polícia.

Segundo o 3ª DP da cidade, policiais localizaram um adolescente e um homem de 22 anos, foragido da Justiça de Campinas (93 km de SP), em uma pousada, no bairro Ivoty, em Itanhaém.

Segundo boletim de ocorrência, os suspeitos foram identificados por causa do "nervosismo", notificado em uma denúncia à PM. Quando agentes de segurança foram ao quarto indicado e bateram na porta, ainda de acordo com o documento policial, a dupla criminosa não respondeu.

Por isso, uma funcionária do estabelecimento abriu a porta do quarto, momento em que dois dos criminosos presos, ainda de acordo com o boletim de ocorrência, deitaram no chão afirmando "perdemos, perdemos."

"Em breve conversa, informaram [os suspeitos] que a arma do crime estava escondida enrolada em uma blusa no quarto, a qual foi localizada. Os indivíduos confessaram imediatamente a participação no crime, sendo que [um ajudante geral de 22 anos] informou que havia sido ele que havia efetuado os disparos", afirma trecho do boletim de ocorrência. Além do ajudante geral, um menor de 16 anos foi apreendido no local.

No quarto onde a dupla foi detida, os agentes encontraram um revólver calibre 38, supostamente usado no latrocínio, além de uma chave de carro, "que haviam subtraído anteriormente", ainda de acordo com boletim de ocorrência.

Os suspeitos presos na pousada teriam indicado onde o carro roubado da família estava escondido. O endereço não foi informado à reportagem, mas no local, ainda de acordo com a polícia, o veículo e mais três criminosos, que teriam confessado participação no crime, foram encontrados.

Os três presos afirmaram terem sido o "cavalo" da dupla que realizou o latrocínio, ou seja, ajudaram os criminosos a fugirem após o roubo seguido do duplo assassinato.

O caso foi registrado como latrocínio, ato infracional pelo mesmo crime, tentativa de roubo, captura de procurado, apreensão de adolescente e corrupção de menor no plantão permanente da cidade e encaminhado ao 3ºDP.

A Prefeitura de Itanhaém afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que foi notificada pela PM sobre o latrocínio da família.

Erramos: o texto foi alterado

A menina de 12 anos está internada em estado grave, diferentemente do que constava em título e texto na versão anterior desta reportagem. A informação havia sido passada pela PM, que corrigiu no fim da tarde deste sábado (25)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.