Planetário do Ibirapuera será reaberto no próximo sábado (4) com sessões gratuitas

Agendamentos poderão ser feitos online a partir desta sexta para as sessões do dia 4 até o dia 7, às 14h e às 17h

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Planetário do Ibirapuera (zona sul da cidade de São Paulo) será reaberto a partir do próximo sábado (4). Do dia 4 ao dia 7 deste mês, serão duas sessões diárias, às 14h e às 17h, e a entrada será gratuita. É necessário realizar o agendamento online, que estará disponível a partir desta sexta-feira (3), pelo site da Uhuu.

Ao todo, serão oferecidos 143 ingressos para o público, praticamente metade da capacidade do Planetário, que é de 304 lugares. Além disso, segundo a organização, todos os protocolos de segurança e higiene serão respeitados, como o distanciamento entre as poltronas —que serão limpas regularmente—, uso obrigatório de máscara durante toda a sessão e totens com álcool em gel serão disponibilizados.

“A nossa última sessão de fato foi no dia 12 de março do ano passado, há mais de um ano. A expectativa de voltar é muito grande e estamos todos animados”, diz João Fonseca, diretor do Planetário, ao Agora.

Caso não consiga reservar um ingresso, o visitante poderá ir até o local antes da sessão para ver se houve alguma desistência e entrar na vaga disponível.

Para a retomada, o espaço, administrado pela Urbia desde outubro de 2020, passou por uma grande reforma, com a instalação de um novo sistema de iluminação, melhorias de sistemas multimídias, reparo das poltronas, limpeza da parte externa do local e uma pintura de um céu estrelado na rampa da marquise.

“Queremos resgatar um pouco da história porque muita gente nova não conhece o planetário e o pessoal mais velho quer rever a história do local e da cidade”, destaca João Fonseca.

O Planetário reabrirá com a atração “Olhar o Céu de São Paulo Outra Vez”, que apresenta o céu de São Paulo que há muito não se vê por causa da poluição luminosa e crescimento desenfreado da cidade.

Segundo o diretor do espaço, o planejamento é inaugurar outras duas novas sessões: “Mundos Desconhecidos” e “Da Terra ao Universo”, que contará com a tecnologia "full dome", que consiste em uma projeção dinâmica em toda a cúpula e ambientes imersivos de exibição de vídeo.

Além disso, o público poderá conhecer um pouco do acervo histórico do Planetário por meio de uma pequena exposição instalada nas vitrines do foyer, além de contemplar um fragmento de 22,7 kg do meteorito Santa Luzia.

As novas atrações e sessões ainda não têm dias e datas definidas. “O espaço está bem reduzido e não sabemos como vai ser. Queremos ver qual a expectativa do público e como vai ser esse começo para planejar as sessões futuras”, diz Fonseca.

A organização pretende apresentar, a partir do dia 10 deste mês, o agendamento disponível para as sessões que ocorrerão às sextas-feiras, a partir das 13h, sábados, às 20h30, e domingos, às 18h30.

Os agendamentos de cada semana serão liberados todas as terças-feiras e os ingressos, que poderão ser comprados pelo site da Uhuu, irão custar R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada).

“Nesse primeiro momento, sem escolas e grupos menores, estamos projetando abrir apenas aos fins de semanas, mas, conforme a demanda, vamos planejar mais sessões”, ressalta o diretor do espaço.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.