Idas e vindas até Cumbica

O aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, fica a cerca de 30 km do centro de São Paulo. Na contramão dos principais aeroportos do mundo, interligados ao transporte sobre trilhos, a maioria dos passageiros chega ou parte dele de carro, táxi, aplicativo ou ônibus.

Plataforma da linha 13 jade Airport Express da CPTM na estação da Luz - Rubens Cavallari - 1.ago.18/Folhapress

Em 2018, após anos de atraso e evidente falta de planejamento, o maior e mais movimentado aeroporto do país ganhou uma linha de trem da CPTM.

Mas o que causou estranheza --para dizer o mínimo-- é que a estação final fica a até 2,6 km dos terminais e obriga o passageiro, com malas na mão, a atravessar uma passarela e pegar um ônibus até o embarque.

O resultado é que, até agora, o trem é pouco utilizado, mesmo com a criação de uma linha expressa.

Pelo projeto original, a estação, naturalmente, ficaria próxima ao check-in. Mas foi revisto após decisão da concessionária do aeroporto, que pretendia construir um shopping no local.

A lambança, classificada como "bizarra" pelo atual governador, João Doria (PSDB), parece caminhar para uma definição. O governo do estado anunciou que, finalmente, entregará um monotrilho que levará aos terminais. Se não atrasar de novo, ficará pronto em 2021.

Ao custo de R$ 175 milhões, a obra será bancada pela concessionária GRU Airport. Em troca, a empresa pagará menos grana ao governo federal --­o que provocará queda na arrecadação.
Quem chega por trem vai se livrar do ônibus, mas ainda terá que atravessar a passarela para embarcar no monotrilho.

Após tamanha gastança, a solução parece ser a menos ruim. O que continua difícil de engolir são os motivos que impediram uma linha de trem de chegar ao seu óbvio ponto final.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.