Descrição de chapéu Opinião

Luís André Rosa: Não é apenas futebol

Com vaquinha da população, Martinica realiza sonho de disputar a Copa Ouro

O México, que vai em busca nesta terça-feira da oitava final de Copa Ouro, contra o Haiti, passou apuros na última partida pela fase de grupos e sofreu para derrotar, por 3 a 2, um adversário que não é filiado à Fifa nem é reconhecido como um país, no caso, a ilha de Martinica, que fica no Caribe e pertence à França.

Ao contrário das confederações de África, Europa e América do Sul, a Concacaf (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe) permite que territórios que não são independentes participem da Copa Ouro. Para chegar ao torneio, a seleção da Martinica superou problemas dentro e fora de campo.

O lateral esquerdo Samuel Camille disputa a bola com o zagueiro mexicano Jorge Sanchez
Destaque da seleção da Martinica, o lateral esquerdo Samuel Camille domina a bola e é marcado pelo zagueiro mexicano Jorge Sanchez, no duelo pela fase de grupos da Copa Ouro. - Grant Halverson - 23.jun.19/AFP

Nas eliminatórias, o país eliminou Porto Rico, Ilhas Virgens e Antígua e Barbuda, que são membros da Fifa.
Com a vaga garantida, o desafio seguinte foi conseguir dinheiro para cobrir os custos para participar dos jogos nos Estados Unidos. Por meio de uma campanha com a ajuda da população, a federação local arrecadou US$ 23 mil (cerca de R$ 90 mil na cotação atual) para bancar as despesas.

Apesar de o país não aprovar a emancipação do governo francês, no referendo realizado em 2010, o nacionalismo tomou conta da seleção. A cor vermelha foi retirada da camisa dos martinicanos e o uniforme utilizado foi todo azul. Só que 7 dos 23 jogadores que foram convocados nasceram na França.

Além disso, os torcedores se orgulham de que dois campeões do mundo com a camisa da França são descendentes de martinicanos. O pai do zagueiro Raphael Varane, do Real Madrid, campeão na Copa da Rússia no ano passado, e a mãe do ex-atacante Thierry Henry, vencedor do Mundial em solo francês, em 1998, nasceram no país.

Os atletas nascidos em Martinica que mais estão se destacando são o zagueiro Jean-Sylvain Babin, do Sporting Gijón, e o lateral esquerdo Samuel Camille, do Tenerife, times da segunda divisão da Espanha. Na campanha, além da derrota para os mexicanos, Martinica perdeu 4 a 0 do Canadá e venceu Cuba por 3 a 0.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.