Campeonato Brasileiro vira um Superpaulistão

Grandes paulistas tentam chegar juntos à Libertadores pela 1ª vez

Luís Marcelo Castro

Como aconteceu em raríssimas oportunidades no Campeonato Brasileiro de pontos corridos, os quatro grandes clubes de São Paulo têm se destacado na reta inicial da competição e dominam o G-6, após 15 rodadas, e brigam pelo título.

Se todos mantiverem o pique até o final, pela primeira vez, eles ingressarão juntos à Taça Libertadores da América, em 2020.

O meia Soteldo controla a bola
Com futebol do meia venezuelano Soteldo, o Santos surpreende, lidera o Brasileirão e comanda o pelotão na paulista que pode ir junto pela primeira vez a uma Libertadores. - Ivan Storti/Santos FC

Em duas oportunidades, o campeonato sul-americano contou com quatro paulistas, mas nunca com Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos. Em 2005 e em 2006, respectivamente, Santo André e Paulista venceram a Copa do Brasil e se classificaram, mas Corinthians (2005) e Santos (2006) ficaram fora.

Foi justamente no Brasileirão de 2004 a melhor participação dos clubes do estado nos pontos corridos. O Peixe faturou a taça, seguido na tabela por Athletico-PR, São Paulo, Palmeiras e Corinthians. Na época, porém, só os quatro primeiros avançaram à Libertadores do ano seguinte. Atualmente são seis vagas.

Em 2017, o campeão Timão, o Verdão e o Peixe ocuparam as primeiras posições, mas o Tricolor ficou só com o 13º lugar. Em 2013, por outro lado, nenhum clube de São Paulo conseguiu a classificação, o que dificilmente acontecerá nesta temporada.

Líder isolado na edição deste ano, o Santos soma 32 pontos e empolga o torcedor com o estilo do técnico Jorge Sampaoli, mas vem de duas derrotas seguidas e busca a recuperação, neste domingo, contra o Fortaleza, para não perder a ponta.

Dois pontos atrás, em terceiro lugar, está o Palmeiras, que dominou o campeonato até a parada para a Copa América. De lá para cá, porém, o Alviverde perdeu o fôlego e acumula uma derrota e cinco empates na retomada do certame nacional.

Com a vitória sobre o Athletico-PR, o São Paulo chegou a cinco triunfos seguidos e disparou como a melhor equipe do Brasileirão pós-Copa América. Assim, assumiu o quarto posto, com os mesmos 30 pontos de Flamengo e Palmeiras.

O Corinthians também cresceu após a pausa para o torneio de seleções e segue invicto. O Alvinegro passou do décimo para o sexto lugar no Nacional. Mais que isso, reduziu a diferença em relação ao líder para apenas cinco pontos.

O sucesso em campo tem se refletido nas arquibancadas. Corinthians, São Paulo e Palmeiras têm média de público acima de 30 mil e só são superados pelo Flamengo, o atual vice-líder. Os paulistas faturaram 10 das 16 edições do Nacional de pontos corridos.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.