Descrição de chapéu Opinião

Otavio Valle: Café com minha mãe

São Paulo

Confesso que negligenciei totalmente os últimos jogos da seleção brasileira. Antes de mais nada, os horários não eram convidativos: 9 da manhã é bem complicado de acompanhar. A partida contra o Senegal assisti apenas ao finalzinho, ainda assim somente de rabo de olho na TV. Estava em reunião de pauta aqui na redação.

Firmino é cercado por nigerianos no amistoso realizado em Singapura, às 9h da manhã (de Brasília); o duelo foi bem complicado de acompanhar
Firmino é cercado por nigerianos no amistoso realizado em Singapura, às 9h da manhã (de Brasília); o duelo foi bem complicado de acompanhar - Lucas Figueiredo - 12.out.19/CBF

No jogo contra a Nigéria fui tomar café da manhã com meus pais. Enquanto o Brasil pelejava sem criatividade contra os nigerianos, eu estava mais preocupado em saborear os pães de fermentação natural produzidos semanalmente por minha mãe, sem contar sua maravilhosa broa de milho feita com fubá mineiro.

Além do malfadado horário, vamos combinar um negócio: esses adversários não motivam ninguém a deixar seus afazeres para sentar no sofá diante da televisão. Enquanto a Argentina duelava com a Alemanha, o Brasil estava duelando com países que nem sequer estão entre o vinte primeiros colocados do ranking da Fifa.

Todo mundo já ouviu aquele blá-blá-blá sobre o antigo contrato com a empresa que gere a turnê da seleção brasileira. Mas, gente, não podemos mudar este contrato? 

É mais do que sabido que estes amistosos não contam com adversários que tenham o perfil que garanta ao Brasil uma preparação digna para competições de alto nível. 

Nada contra países como Qatar, Honduras, Costa Rica e Panamá. Entendo que é importante reforçar a "marca" seleção brasileira, além de levar nosso futebol aos quatro cantos do planeta bola. 

Contudo, com as poucas datas Fifa disponíveis, a escolha de oponentes deveria ter o foco unicamente voltado para o resultado desportivo. O reflexo dessa política nós vimos nas últimas Copa do Mundo, quando fomos eliminados melancolicamente por europeus como Bélgica, Alemanha, Holanda e França. 

Enquanto a seleção canarinho seguir jogando com babas, eu vou é tomar um café delicioso com minha querida mãe!

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.