Verdão apronta papelão e perde do Grêmio em casa

Derrota beneficia o Flamengo, que fatura segundo título em 24 horas

Miro Neto
São Paulo

Em duelo que serve como síntese de uma temporada frustrante, o Verdão voltou a ser derrotada pelo Grêmio como mandante, desta vez no Allianz, pelo Brasileirão, e fez do Flamengo campeão nacional com quatro rodadas de antecedência.

Apesar dos vultosos investimentos, o Verdão terminará o ano sem nenhuma taça. O time chegou à paralisação do calendário para a Copa América, em junho, líder invicto do Brasileiro e com a melhor campanha da fase de grupos da Libertadores. No entanto, o retorno às competições foi desastroso, traindo por completo as expectativas de torcedores e crítica. 

Jogador palmeirense que mais lutou contra o Grêmio, o atacante Dudu domina a bola
Jogador palmeirense que mais lutou contra o Grêmio, o atacante Dudu tenta dominar a bola durante o confronto disputado no Allianz Parque; Palmeiras cai para o terceiro lugar - Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Logo de cara, eliminação da Copa do Brasil para o Internacional e queda acentuada de rendimento no Brasileiro, permitindo não só a aproximação do Flamengo como também do Santos. Tempos depois, viria a queda para o Grêmio nas quartas da Libertadores, no Pacaembu, após ter dois gols de vantagem no agregado. 

A troca de comando entre os gaúchos Felipão e Mano não alterou o panorama. Nos duelos de maior envergadura, como os clássicos contra Santos e Corinthians, e diante do Grêmio, a equipe expôs fragilidades evidentes a serem consertadas para 2020 se quiser melhor sorte.

Neste domingo (24), o Verdão seguiu pouco criativo, insistindo em bolas cruzadas na área, por cima e por baixo. Como é rotina, a principal válvula de escape foi Dudu. No primeiro tempo, saíram dos pés dele as poucas chances de gol, desperdiçadas por Borja, Thiago Santos e Zé Rafael. O colombiano, aliás, novamente despertou a impaciência da torcida e até mesmo de Mano, que o sacou para a entrada de Luiz Adriano no segundo tempo. 

O Grêmio fez uma etapa inicial pálida, com posse de bola infrutífera. No segundo tempo, o panorama mudou e o time gaúcho passou a ser bem mais agressivo. 

Everton foi o principal fator de desequilíbrio. Em lance individual, sofreu pênalti de Gustavo Gómez e cobrou para abrir o placar, aos 24min. O Verdão igualou também de pênalti, sofrido por Dudu e convertido por Bruno Henrique, aos 36min. 

No desespero, com William e Ramires em campo, o Palmeiras passou a pressionar o adversário desordenadamente e acabou sofrendo o gol da derrota, marcado por Pepê, nos acréscimos. 
Não bastasse a decepção de ver o Flamengo já campeão, o Alviverde foi ultrapassado pelo Santos e agora é o terceiro colocado. 
 

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.